ARM Cortex A57 (64 bits e 16nm) entra em fase avançada para produção

A ARM, em conjunto com a TSMC, anunciaram hoje a finalização do processo "tape-out" de construção do primeiro processador ARM Cortex-A57, utilizando o moderno processo de fabricação multi-gate FinFET (semelhante ao Tri-Gate da Intel) de 16nm.

Para quem não estÁ familiarizado com o termo, "tape-out"é o resultado final do ciclo de criação de circuitos integrados ou placas de circuito impresso, o ponto no qual a arte para a fotomÁscara de um circuito é enviado para o processo de fabricação.


O Cortex-A57 é o processador mais poderoso jÁ fabricado pela ARM, concebido para ampliar ainda mais as capacidades de computação móvel e empresarial no futuro, incluindo aplicações de computação intensiva, como computadores e tablets de alta performance e servidores.

Os processadores da geração Cortex-A57 são baseados na moderna arquitetura ARMv8, composto por núcleos de alta eficiência energética com estados de execução de 64 bits. Além disso, os novos chips possuem transistores FinFET promete substanciais melhorias de velocidade e energéticas, bem como de redução de perdas de corrente. 


Outra vantagem da nova geração de processadores SoC da ARM é que além de poder ser implementado individualmente, pode ainda ser utilizado em conjunto com o processador Cortex-A53 em uma configuração big.LITTLE, permitindo assim uma maior escalabilidade no desempenho e eficiência energética.

De acordo com a ARM, o Cortex-A57 promete um aumento na performance de até 50% sobre o Cortex-A15 presente no Exynos 5 Octa do Samsung Galaxy S4.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.