Usuários de tecnologia desleixam-se na proteção e armazenamento de dados

Fotos pessoais, vídeos domésticos, documentos de trabalho, anotações antigas da escola e da faculdade, milhares de músicas e algumas dezenas de filmes de colecionador armazenados no computador. Esta descrição é comum à maioria dos usuÁrios de tecnologia, que, alguns mais e outros menos, muitas vezes consomem grandes espaços de armazenamento, tanto nos seus laptops quanto nos seus desktops. O que também é comum entre os usuÁrios é a dor de cabeça quando ocorre um problema com o computador e esses dados desaparecem ou são perdidos, por quebra, roubo ou vírus.

De acordo com um estudo realizado pela WD, uma empresa da Western Digital, nos últimos meses, estes são os "esquecimentos" principais dos usuÁrios:

- As mulheres tendem a ser menos ativas no que diz respeito a fazer backup de seus desktops no escritório (39% contra 52% dos homens);

- Os adultos (45 anos ou mais) são significativamente menos propensos a fazer cópias de segurança de qualquer dispositivo;

- Daqueles que costumam fazer backup do seu PC do escritório, a maioria o faz apenas de determinados arquivos, ao invés de fazer de todo o disco rígido do computador. Os que têm menos de 25 anos de idade são mais propensos a fazer cópias de segurança apenas de alguns arquivos;

- As fotos são os itens mais importantes a serem perdidos quando ocorre uma perda de informação (50% de mulheres contra 34% de homens);

- Um em cada seis adultos dizem que perderam informações constrangedoras e algo que potencialmente não gostariam que outras pessoas vissem; e

- O motivo pelo qual alguns usuÁrios não realizam cópias de segurança é não saber como fazê-lo (mulheres 49%, homens 39%).

Como os usuÁrios estão levando uma vida cada vez mais digital, a necessidade de backups regulares dos dados nunca foi tão necessÁria. Mas uma única falha de sistema, vírus, roubo ou um derramamento de líquido pode causar a perda de absolutamente tudo. Pensando nisto, a Western Digital (WD) listou cinco dicas bÁsicas que podem fazer a diferença em favor dos usuÁrios:

1. Não espere até que seja tarde demais e use um disco rígido externo - Uma cópia de segurança ou backup significa ter ao menos duas cópias de segurança de todos os dados que você considera valiosos, e usar discos rígidos externos é a melhor maneira de fazer backups locais de seus arquivos, com excelente relação custo-benefício, por sua velocidade e maior capacidade de armazenamento em comparação a um drive USB ou um CD.

2. Use um software automÁtico de cópia de segurança. Configure-o e esqueça! - É melhor não contar com backups manuais de seus dados, você pode esquecer ou não ter tempo de fazer ums cópia de seus dados. Também é fÁcil cometer erros ou perder algo importante quando se faz backups manualmente. Use um software de cópia de segurança para automatizar o processo de backup. Um programa de backup fÁcil de usar cria uma cópia de seus dados de forma confiÁvel, mantém os registros automaticamente e avisa quando hÁ algum problema.

3. Mantenha cópias em lugares diferentes - Certifique-se de ter pelo menos duas cópias dos seus dados mais importantes. Ter vÁrias cópias em discos diferentes e em lugares diferentes reduz o risco de perder seus dados completamente. Lembre-se de que mover seus arquivos importantes para um disco rígido de computador não é um backup, e sim um armazenamento, porque seus dados ainda estarão em risco de perda se as coisas se complicarem.

4. Crie a sua própria nuvem pessoal - Assegure-se de que seus dados estejam a salvo em casa, mas também acessíveis quando você estÁ fora por meio do seu próprio armazenamento pessoal em nuvem. 

5. Teste o seu plano de backup! - O software de backup registra todos os problemas que você possa ter tido ao salvar seus arquivos. Certifique-se de que você não tenha perdido nada ... pode ser justamente aquela foto ou vídeo tão especial que você nunca poderÁ repetir.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.