Internet fica lenta por causa do "maior ataque cibernético da história"

Notou algum problema ou lentidão com a Internet hoje? Uma reportagem da BBC relata que a web ficou mais lenta em todo o mundo hoje (27/03) por causa de algo que pode ser o maior ciberataque da história.

Os problemas são fruto de uma briga entre o grupo Spamhaus, que luta contra o avanço do spam, e uma empresa responsÁvel pela hospedagem de sites. A disputa deflagrou ataques que atingiram a estrutura central da rede.

Por enquanto, sabe-se que serviços como o Netflix sofreram impacto, mas especialistas temem que bancos e serviços de email também possam passar por instabilidades. Ainda segundo a BBC, cinco organizações policiais de combate a crimes cibernéticos estão investigando os ataques.

Steve Linford, executivo-chefe do Spamhaus, disse à BBC que a escala do ataque não tem precedentes. "Estamos sofrendo este ciberataque por ao menos uma semana", contou "Mas estamos funcionando, não conseguiram nos derrubar. Nossos engenheiros estão fazendo um trabalho imenso em manter-nos de pé. Este tipo de ataque derruba praticamente qualquer coisa".

Histórico de disputas
O grupo Spamhaus, com bases em Londres (Inglaterra) e Genebra (Suíça), é uma organização sem fins lucrativos que tenta ajudar provedores de email a filtrar diversos conteúdos indesejados, como mensagens de spam. Entre outras atividades, o grupo mantém uma lista de endereços que devem ser bloqueados.

Recentemente, o Spamhaus bloqueou servidores mantidos pela Cyberbunker, uma empresa holandesa que abriga sites de qualquer natureza, com qualquer conteúdo, desde que não seja pornografia ou material relacionado a terrorismo. Um porta-voz da companhia, Sven Olaf Kamphuis, acusa o Spamhaus de abuso de poder e diz que a organização não deveria ser autorizada a decidir "o que acontece e o que não acontece na Internet".

Para o Spamhaus, é a Cyberbunker que estÁ por trÁs dos ataques que atingiram hoje o seu Ápice, em cooperação com "gangues criminosas" do Leste da Europa e da Rússia. O método dos ataques é a Negação Distribuída de Serviço (DDoS, na sigla em inglês), que inunda o alvo com enormes quantidades de trÁfego até derrubÁ-lo.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.