Nasa usa smartphones Nexus S para controlar satélites

A NASA estÁ utilizando smartphones Nexus S da Google para controlar satélites utilizados na Estação Espacial Internacional. Os dispositivos Android são utilizados para integrar módulos chamados de SPHERES (sigla para Synchronized Position Hold, Engage, Reorient, Experimental Satellites), cujo objetivo é detectar informações relevantes para os membros da estação, como os níveis sonoros e de radiação.

Para que os aparelhos pudessem ser enviados ao espaço, foram feitas algumas adaptações como a troca da bateria de íons de Lítio por baterias AA e regulagem dos sensores para funcionar em um ambiente sem gravidade. Em 2011, a Google jÁ havia realizado uma parceria para fazer o Nexus S andar sozinho, tirar fotos automaticamente, olhar objetos e até mesmo alterar a expressão "facial".

Em breve, a Nasa pretende adotar o modelo mais recente da linha: o Nexus 4.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.