
Como Apple, Google e Amazon estão construindo seus impérios
Apple
Atualmente a Apple fatura cerca de 8.5 bilhões de dólares com venda de conteúdo multimídia e aplicativos na App Store. Apesar de aparentar ser um grande valor, em 2012 a Apple obteve US$ 123 bilhões de dólares através da venda de dispositivos baseados no iOS, ou seja: os aplicativos não representam nem 10% do faturamento obtido com a venda de seus gadgets. Nesse mesmo período os desenvolvedores investiram US$ 9.5 bilhões de dólares criando apps e a Apple investiu US$ 1 bilhão de dólares para manter a AppStore.
Por que manter a AppStore se ela não é percentualmente tão lucrativa? Para poder oferecer uma experiência completa, com ótima diversidade de apps, ajudando nas vendas de dispositivos, onde estÁ a maior fatia de faturamento da empresa. Por isso a Apple busca oferecer uma experiência premium em sua AppStore, com aplicativos únicos para seus usuÁrios.
Sobre o ecossistema Android, o executivo destacou ser uma grande fonte de dados e que a estratégia adotada pelo Google permite aos OEMs entrarem no mercado através de uma plataforma aberta, monetizando os desenvolvedores e permitindo um grande alcance de audiência. As operadoras participam do negócio, recebendo participação na venda de aplicativos e em contrapartida ajudam a subsidiar o desenvolvimento da plataforma. JÁ a publicidade, carro-chefe do Google, é responsÁvel pela maior parte do faturamento do Android.
Os dados provenientes por todos os serviços do Google somados permitem a empresa conhecer melhor seus usuÁrios, tendo assim um perfil mais preciso de seus clientes, aumentando o valor do seu inventÁrio.
Para o analista, apenas uma empresa pode quebrar esse duopólio: a Amazon. A gigante americana do varejo vem trabalhando seu ecossistema em torno do Kindle / Kindle Fire. Um trunfo da Amazon é ter um sistema operacional aberto e gratuito, agregando conteúdo próprio e de qualidade como Amazon Instant Vídeo, Amazon MP3, Kindle (com a maior emelhor oferta de livros digitais), além do fato de que entre 20% a 30% de suas vendas são provenientes de recomendações de usuÁrios. "As pessoas confiam na Amazon e a recomendam, ajudando outros consumidores a definir suas compras".
Outro ponto chave segundo Vakulenko é a capacidade das GPUs como peça-chave na performance de smartphones e tablets. Atualmente cerca de 33% dos downloads e 66% do faturamento no iOS é proveniente de games. A experiência imersiva dos games guia os usuÁrios e os torna leais a uma plataforma, destacou Vakulenko, que concluiu destacando que cada vez mais a capacidade grÁfica de dispositivos móveis serÁ fator relevante na compra desse tipo de dispositivo.