Keynote na GTC apresenta a evolução do uso da supercomputação em CUDA

Jen-Hsun Huang, CEO da NVIDIA, apresentou a evolução da supercomputação através de CUDA durante sua keynote no GTC (GPU Technology Conference) em San Jose, Califórnia. Outros destaques da apresentação foram o anúncio das futuras gerações de GPUs e processadores Tegra, um sistema de virtualização para empresas, o Visual Computing Appliance (VCA), além de demonstrações de renderizações de última geração.

 

Huang destacou o esforço da empresa em trazer o poder da supercomputação ao mÁximo de pessoas. "Só hÁ sentido em um programador trabalhar com o poder da supercomputação, e criar programas que explorem isto, se houver computadores que possam utilizar este recurso". Para avançar no sentido, a NVIDIA vem investindo na Área de CUDA, resultando em um grande crescimento da presença de supercomputadores equipados com GPUs Nvidia, assim como o suporte a esta tecnologia em placas de vídeo domésticas e, na próxima geração, a chegada de chips para smartphones e tablets compatíveis com CUDA.

Compreenda como funciona a tecnologia CUDA 

- Continua após a publicidade -

Entre as empresas que vem usufruindo do poder de processamento das GPUs estão sites como o Twitter. "O usuÁrio não quer esperar, se for preciso esperar pelo processamento para ter acesso ao serviço, ele não irÁ mais acessÁ-lo. Tudo precisa ser feito em tempo-real, senão a informação simplesmente não farÁ mais sentido, algo que é muito desafiante em um serviço que cresce em velocidade exponencial".

Jason Titus, CTO de Shazam, também participou da apresentação, falando do uso das GPUs Nvidia para acelerar as buscas de músicas no aplicativo, disponível para computadores e smartphones. Segundo o CTO, são feitas 300 milhões de buscas mensalmente, e 2 milhões de novos usuÁrios se cadastram no serviço, a cada mês.

Outro uso para as GPUs apresentados foi a busca por imagens. A NVIDIA exibiu uma demonstração da tecnologia desenvolvida pela Cortexica, capaz de realizar buscas através de imagem, encontrando, através de uma foto, produtos semelhantes no eBay . Na demonstração, foi feita uma busca de vestidos semelhantes a um presente em uma revista, encontrando uma série de roupas com um padrão parecido de estampas. Todo o processamento deste serviço é realizado através da nuvem em GPUs Nvidia.

- Continua após a publicidade -

Huang também apresentou o crescimento no número de supercomputadores baseados em GPUs NVIDIA, saltando de um sistema em 2008 para 50 em 2013. Recentemente, o Swiss National Supercomputing Center (CSCS) anunciou o supercomputador científico acelerado por GPU mais rÁpido da Europa, que serÁ usado para prever padrões climÁticos locais e nacionais. O novo supercomputador serÁ baseado em GPUs NVIDIA Tesla K20X e entrarÁ em operação até o início de 2014.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.