NVIDIA apresenta futuras gerações de GPUs Maxwell e Parker

A NVIDIA apresentou seus futuros produtos na Área de GPUs no GTC 2013. De acordo com o CEO da NVIDIA, Jen-Hsun Huang, após a chegada da geração Kepler, que introduziu uma série de recursos como o paralelismo dinâmico e eficiência energética superior, a próxima geração Maxwell irÁ trazer a unificação das memórias entre seus diferenciais.

A unificação das memórias do processador e do chip grÁfico tornarÁ possível para a CPU e a GPU o acesso a todo o conteúdo em um mesmo local, trazendo desta forma novas possibilidades na programação e criação de programas. No modelo atual, cada um destes chips possuíam memórias próprias. 

Outra grande novidade da apresentação foi o anúncio da futura geração Volta que trarÁ, entre suas inovações, a Stacked DRAM (algo equivalente a memórias DRAM empilhadas, em português). A NVIDIA irÁ posicionar as memórias no mesmo die do chip grÁfico, colocando-as umas sobre as outras com uma pequena camada de um substrato de sílica, tornando possível uma largura de banda de até 1 terabyte por segundo. "É como pegar um filme blu-ray e, em apenas 0.02 segundos, colocÁ-lo dentro do chip", compara Huang.

- Continua após a publicidade -

GPUs Mobile
Na Área de Tegra, a NVIDIA anunciou a incorporação do chip grÁfico Kepler em sua nova geração, codinome Logan, irÁ tornar estes chips a primeira a trazer processamento CUDA aos dispositivos mobile. "Os chips chegarão ao mercado no final deste ano e serão comuns no começo do próximo ano", afirma Jensen-Huang. Ainda na Área mobile, Huang apresentou a geração Parker, o primeiro chip da empresa a apresentar a arquitetura tridimensional de transistores FinFET e o primeiro processador Denver

 Jen-Hsun Huang apresenta a Kayla durante a GTC 2013

Outro destaque foi a apresentação da "namorada de Logan", como brincou Huang: Kayla. O sistema supercompacto vem equipado com Tegra 3 e resfriamento passivo, sendo capaz de realizar uma série de renderizações complexas em OpenGL, com demostrações de ray tracing, geração de fumaça e Água, tudo simultaneamente rodando em um ambiente Linux. "Isto antes era possível apenas com placas de vídeo de alto desempenho, e hoje conseguimos rodar tudo em Kayla", conta Huang.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.