Ubisoft e Take-Two podem não sobreviver à transição para o digital, diz ex-produtor da EA

Em entrevista ao site Gamasutra, Ben Cousins, ex-produtor da DICE (EA) na série "Battlefield", disse acreditar que gigantes como Ubisoft e Take-Two, que baseiam suas vendas sobretudo no mercado físico, correm sério risco de não sobreviverem à transição para o comércio digital de games, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos.

"Quando eu estava na EA, sempre via conversas de que a empresa passaria de algo totalmente baseado em jogos físicos para uma realidade mais direcionada aos negócios digitais e o quão rentÁvel este tipo de mercado pode ser. O que vi foi que, num primeiro momento, é preciso 'sobreviver' às novas tendências", explicou Cousins, sobre a situação que presenciou na EA.

 "Assassin's Creed IV: Black Flag" é a nova aposta da Ubisoft na franquia de aventura. O game também serÁ
distribuído digitalmente e deverÁ contribuir para a transição da companhia aos negócios online

"E se você ver como os lucros do modelo de indústria física têm decrescido, ao passo que o digital vem crescendo, o que acontece é que temos um parelhamento estÁtico entre perdas e ganhos. Isso não é exatamente crescer em lucros, certo? O modelo digital precisa ser mais rentÁvel que o físico para ser considerado um negócio realmente vÁlido", continuou Ben.

"Por isso, a Ubisoft e a Take-Two, por adotarem em massa o padrão físico de distribuição, estão em posição muito perigosa e vulnerÁvel no mercado de games, podendo não sobreviver à transição para o digital", finalizou. 

- Continua após a publicidade -

SerÁ que isso pode realmente acontecer? Segundo último relato financeiros da Ubisoft, a companhia arrecadou 55.2 milhões de euros (acréscimo de 143%) na venda digital de jogos apenas no último trimestre devido ao sucesso de franquias como "Assassin's Creed III" e "Just Dance 4". No lado da Take-Two, o aumento foi de 254% (US$ 70.9 milhões), também no trimestre anterior. Fora que "GTA V" estÁ quase chegando às lojas e a série é sempre garantia se retorno à produtora/distribuidora.  

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.