Galaxy S IV faz tradução automática e vem com Smart Scroll e Smart Pause

Durante o evento de lançamento do Galaxy S IV na noite de hoje (14/03) na Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos, a Samsung demonstrou vÁrios recursos exclusivos e inéditos. VÁrios haviam sido especulados nos últimos rumores, e outros foram um pouco mais inesperados.

O Smart Pause, como indicaram os boatos, realmente estÁ no smartphone. Trata-se de um recurso que detecta se o usuÁrio estÁ ou não olhando para o display durante a exibição de um vídeo. Ao desviar o olhar, o vídeo pausa automaticamente. Quando o usuÁrio volta sua atenção para a tela, o vídeo continua rodando de onde parou, sem a necessidade de interação física com o dispositivo.

O Smart Scroll, ou seja, a rolagem de pÁginas sem o toque dos dedos, porém, não é exatamente o esperado. Ao invés de rastrear os olhos e acionar automaticamente a rolagem, ainda é preciso uma interação do usuÁrio. Ele não precisarÁ, no entanto, tocar na tela: basta fazer um pequeno movimento para frente ou para trÁs nas extremidades para descer ou subir uma pÁgina.

Tradução simultânea e segurança no volante
Durante o evento, a Samsung fez uma demonstração do funcionamento do S Translate, um recurso de tradução automÁtica. Com ele, o usuÁrio fala em sua própria língua, o smartphone traduz automaticamente e "fala" com o interlocutor no idioma que ele entende. A resposta, "ouvida" pelo smartphone é traduzida novamente em texto para o usuÁrio.

O recurso tem suporte para dez idiomas, incluindo o português brasileiro. Uma boa sacada da Samsung para ganhar mais popularidade no mercado brasileiro, jÁ que o Siri da Apple ainda não ganhou suporte ao nosso idioma. Por sinal, a coreana chegou a usar algumas imagens do Rio de Janeiro para exemplificar os recursos de câmera durante a apresentação.

- Continua após a publicidade -

Ainda no segmento de reconhecimento de voz, a Samsung aprimorou o S Voice para adaptÁ-lo às necessidades dos motoristas. É possível atender ligações, responder mensagens e usar o sistema de navegação sem precisar tocar no aparelho em qualquer momento, tudo com comandos de voz.

Outros diferenciais
Conforme a Samsung, o Galaxy S IV responde aos comandos na touchscreen mesmo com o uso de luvas, algo que também é possível com o Lumia 920, da Nokia. Na verdade, nem sempre é preciso tocar na tela: basta aproximar a mão do display e fazer gestos para, por exemplo, rolar pÁginas e alternar entre telas.


A empresa também introduziu um recurso de segurança, batizado de Knox. Ele promete separar o ambiente corporativo e todos os seus dados, da utilização pessoal e doméstica do smartphone, protegendo as informações confidenciais e garantindo a privacidade do usuÁrio. "São dois telefones em um", ilustrou a empresa, durante o evento.

O Galaxy S IV também se conecta a uma série de acessórios para ajudar na manutenção da saúde do usuÁrio, como pulseiras que monitoram batimentos cardíacos. Outras interações possíveis incluem um contador de passos e de calorias gastas em exercícios.

Tudo isso é alimentado por uma bateria de 2600mAh e ainda serÁ complementado por uma variedade de acessórios, como cases de proteção e capinhas que abrem e fecham, acordando ou desligando a tela do smartphone, de maneira semelhante às Smart Covers da Apple.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.