Mozilla lança Open Badges 1.0, um sistema para exibir aprendizados

A Mozilla lançou hoje um sistema que pode um dia ajudar seus usuÁrios a conseguirem um emprego. O Open Badges 1.0 é um serviço online gratuito que permite aos cadastrados receberem e verificarem distintivos que simbolizam seus aprendizados e habilidades. Instituições como a Microsoft, a Disney-Pixar e a NASA estão entre as 600 que jÁ participam do sistema.

Os distintivos, ou "badges", são comparÁveis com os troféus do PS3 ou os achievments do Xbox. Mas uma versão da "vida real". Por exemplo, a própria Mozilla oferece diferentes badges para quem ajuda de alguma maneira na programação do "Mozilla Webmaker Project". Um operÁrio da NASA que ajudar no desenvolvimento de uma nova tecnologia poderia receber por isso algumas badges, também.

Essas badges são adicionadas à "Mozilla Backpack" do usuÁrio e são separadas por habilidades. Mesmo vindo de diferentes instituições elas se "entrelaçam" e somam ao histórico do usuÁrio. A backpack pode ser divulgada por toda a web, através de redes sociais e sites de busca de emprego, por exemplo. Por isso, segundo a Mozilla, podem ajudar quando um empregador estÁ analisando o perfil de um possível empregado.


- Continua após a publicidade -

O sistema proposto pelo Open Badges pode soar estranho a nós, brasileiros, mas é mais comum aos norte-americanos que jÁ têm essa política em suas plataformas de educação. Ainda assim vale a pena dar uma olhada, afinal isso tem tudo pra virar moda.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.