Google censura apps que bloqueiam banners publicitários

Os aplicativos destinados a bloquear banners de anúncios em sites foram removidos do Google Play, a loja de apps móveis da gigante. Conforme o Techcrunch, ainda não se sabe exatamente quantos apps foram removidos, mas pelo menos quatro dos mais famosos deles – AdBlock Plus, AdBlocker, AdAway e AdFree – não podem mais ser baixados.

O Google enviou notificações avisando sobre a remoção algumas horas atrÁs. O desenvolvedor Jared Rummler foi um dos primeiros a divulgar publicamente o comunicado recebido, que argumenta que esse tipo de aplicativo viola parte do acordo de distribuição.

Mais especificamente, esses aplicativos violam a clÁusula 4.4, que proibe, por exemplo "o desenvolvimento ou distribuição de produtos que interfiram, danifiquem, rompam ou acessem de maneira não autorizada os dispositivos, servidores, redes ou outras propriedades ou serviços de terceiros, incluindo, mas não limitado a, usuÁrios Android, Google ou qualquer operadora de rede móvel".

Isso não significa que os usuÁrios desses bloqueadores de anúncios precisarão parar de usÁ-los. O Google Play é a maneira mais fÁcil de achar apps para Android, mas existem outros meios de instalÁ-los. O pessoal do próprio AdBlock Plus, por exemplo, disponibiliza um arquivo .apk para baixar no PC e transferi-lo para o smartphone posteriormente, driblando as restrições da loja.

Os responsÁveis pelo aplicativo ainda divulgaram um comunicado para criticar a decisão do Google. "Essa iniciativa unilateral ameaça a escolha do consumidor", diz a mensagem.

"Eu compreendo que a receita de publicidade é importante para o Google, mas entendo que o AdBlock Plus não bloqueia automaticamente todos os anúncios, nós simplesmente deixamos que os usuÁrios escolham se querem bloquear banners ou colocÁ-los em uma lista branca", afirma Till Faida, co-fundador do AdBlock Plus."As pessoas deveriam ficar realmente alarmadas com isso", conclui.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Você joga com quais controles no PC?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.