Criminosos utilizam Copa do Mundo para realizar ataques no Brasil

O tema da Copa do Mundo vem sendo destaque hÁ muito tempo na imprensa e hÁ alguns meses a temÁtica do próximo Mundial de 2014 estÁ presente também em diversos golpes virtuais realizados por cibercriminosos brasileiros, numa verdadeira avalanche de mensagens falsas e sites fraudulentos.


Personalidades como o jogador Neymar são utilizadas para enganar as vítimas com mais facilidade

 

Usando os motes que vão de supostos prêmios em dinheiro, viagens, televisores e até mesmo ingressos para assistir os jogos, os ataques utilizam principalmente o envio massivo de mensagens de phishing, com o objetivo de clonar cartões de crédito, e o registro de domínios maliciosos de supostas promoções com o tema da Copa do Mundo.

De fato, o Brasil estÁ entre os cinco países com maior frequência de ataques de phishing. Segundo um estudo realizado pela RSA e divulgado em Janeiro passado, o país ocupa a quarta colocação. Na lista também estão o Reino Unido, Estados Unidos, CanadÁ e a África do Sul.

Portanto, não chega a ser uma surpresa encontrar diversas empresas brasileiras entre as marcas mais utilizadas em mensagens de phishing em nível global. De acordo com estatísticas do site PhishTank  - comunidade especializada na catalogação e bloqueio de sites de phishing, das 10 empresas mais usadas em temas de phishing em Janeiro de 2013, 4 são brasileiras.

- Continua após a publicidade -

Para tentar enganar as vítimas com maior facilidade, as mensagens brasileiras estão usando nomes de personalidades conhecidas do público, como o jogador Neymar, o apresentador de TV Rodrigo Faro e o próprio mascote oficial do evento, o Fuleco.


O mascote da Copa do Mundo no Brasil, Fuleco, também é utilizado nos ataques. Foto: Paola Loewe/SporTV.com

A maioria das mensagens pede ao usuÁrio para visitar um site e se cadastrar numa suposta promoção, solicitando os dados do cartão de crédito. Os sites são falsos, mas apresentam um design profissional para enganar. Diversos domínios foram registrados recentemente e todos os endereços encontrados jÁ foram removidos do ar.

Os ataques não se limitam ao phishing e diversos golpes trazem trojans bancÁrios prometendo ingressos para a Copa.  A Copa das Confederações, que serÁ realizada no próximo mês de Junho e que cujos ingressos jÁ estão à venda, também é tema desses ataques.

Não caia nessa

- Continua após a publicidade -

Para não ser enganado por essas promoções maliciosas, prefira visitar diretamente os sites das empresas para verificar se a promoção realmente existe. Em caso de dúvida, use o telefone ou canais de contato oficiais da empresa para se certificar. JAMAIS se cadastre em um site que pede seu número de cartão de crédito completo e o código de verificação (CVV). Todos os sites falsos pedem isso. Se essa informação for informada, o cartão serÁ clonado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.