Mais de 80% dos brasileiros não bloqueiam o smartphone por senha

Um estudo da empresa de segurança AVG Technologies descobriu que cerca de 86% dos brasileiros donos de smartphones não protegem seus dispositivos por senha, um recurso que vem de fÁbrica e pode ser facilmente ativado. Quando o assunto são os tablets, a porcentagem é mais equilibrada: nesses portÁteis, 46% dos usuÁrios afirmaram utilizar o bloqueio.

Apesar de a maioria dos entrevistados ignorarem a funcionalidade, sete em cada dez usuÁrios de smartphones afirmaram conhecer os riscos.

Oito em cada dez pessoas ouvidas pela pesquisa afirmaram não armazenar informações financeiras nos smartphones ou tablets. Entre o grupo que armazena esses dados (18%), seis em dez tomam alguma precaução para manter as informações bancÁrias seguras.

Mesmo que a proteção por senha seja uma funcionalidade de segurança a mais para o usuÁrio, não garante 100% de eficiência. Recentemente, foram descobertas falhas no iPhone e no Galaxy Note II que permitem a qualquer usuÁrio burlar facilmente esse bloqueio.

O estudo da AVG mostra que 76% dos brasileiros sabem que esses aparelhos podem ser alvos de cibercriminosos, mas mais da metade não tinha ideia de que, enquanto navegam, também podem ter dados rastreados nos dispositivos por empresas de comércio online e de telefonia.

A pesquisa foi feita no Brasil com 1.023 usuÁrios durante a segunda quinzena de janeiro deste ano.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.