Fim do Megaupload fez downloads legais aumentarem

Com o fim do Megaupload, em janeiro do ano passado, as pessoas passaram a adquirir mais filmes e músicas digitais, de forma legal, segundo um estudo da Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

A pesquisa concluiu que o faturamento das vendas e alugueis pela Internet de dois estúdios de cinema foi entre 6% a 10% maior do que seria caso o Megaupload continuasse no ar.

Ainda segundo os estudiosos, os países que continham o maior número de usuÁrios do serviço também foram os que mais aumentaram o número de downloads legais. A pesquisa durou 18 semanas e coletou dados de 12 países.

Para o Slashgear, os usuÁrios do Megaupload poderiam simplesmente ter optado por outro serviço semelhante, mas como estÁ muito fÁcil obter filmes e músicas legalmente pela web, muitas pessoas resolveram repensar seus hÁbitos ao invés de continuarem baixando pirataria.

O estudo indica que as vendas semanais aumentaram de 10,5 mil a 15,3 mil unidades em relação ao esperado, caso o Megaupload continuasse em funcionamento. Em unidades, os alugueis subiram de 13,7 mil a 24 mil por semana.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.