Cai o número de ameaças de malware contra o Symbian

As ameaças para Symbian responderam por apenas 4% de todas as ameaças contra dispositivos móveis durante o último trimestre de 2012, conforme um estudo da F-Secure. A queda foi significativa jÁ que, entre janeiro e setembro, a plataforma concentrou uma média de 26% do total.

O Android continua na liderança e sofreu um aumento no número de ameaças. Durante todo o ano passado, a plataforma concentrou 79% de todas as ameaças móveis, contra os 66% registrados em 2011.

Ainda de acordo com a F-Secure, os números são o oposto de 2010, quando foram contabilizadas 62% das ameaças contra a plataforma Symbian, e apenas 11% para o Android. Para a companhia, isso é um reflexo da decadência do sistema operacional da Nokia. Em janeiro deste ano, a finlandesa confirmou o fim da plataforma.

"Os malwares em geral possuem uma relação de parasitas com o seu hospedeiro", afirma Sean Sullivan, consultor de segurança da F-Secure. "À medida que os antigos aparelhos Symbian são substituídos por dispositivos com outros sistemas operacionais, em especial o Android, os malwares destinados ao Symbian perdem força e, provavelmente, estarão extintos este ano", explica o executivo.

Do total analisado no estudo, 66% das detecções de malware em dispositivos móveis no ano passado eram compostos por cavalos-de-Troia. Sullivan espera que esse número caia ao longo de 2013, em virtude do lançamento do Android 4.2 Jelly Bean, devido à segurança extra, acionada ao realizar downloads nessa versão. Para o especialista, as ameaças relacionadas à vigilância serão responsÁveis por uma parcela maior de ataques.

Das 96 variações de ameaças ao Android encontradas, 21 eram mantidas por Premium SMS, uma família de malware que envia mensagens a números de telefone com tarifas altas. Outras utilizam tÁticas similares, algumas inscrevendo a vítima a um serviço de assinatura com base em SMS. As mensagens ou notificações destes números e serviços são apagadas, e o usuÁrio só irÁ perceber que foi vítima do ataque quando as tarifas aparecerem em sua conta.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.