
Empresa alemã InnoGames investe R$800 mil e abre sede no Brasil
A InnoGames, empresa alemã de jogos eletrônicos mais conhecida por produzir "Tribal Wars", "Forge of Empires" e "Grepolis", anunciou que investiu cerca de R$800 mil e que acaba de inaugurar sua primeira sede no Brasil (a terceira da companhia, após Hamburg, na Alemanha, e Seul, na Coreia do Sul), na cidade de São Paulo.
A melhora na qualidade das conexões à Internet e a ascensão da classe média influenciaram a decisão da companhia. "JÁ temos mais de nove milhões de usuÁrios registrados no Brasil. A presença local permite nos aproximarmos dos jogadores contando, inclusive, com suporte e gerentes de comunidades aqui", revelou Marcus Imaizumi, diretor da empresa no país.
Desafios nacionais
Em entrevista ai Adrenaline, Imaizumi salientou que o grande desafio em instalar uma sede brasileira consiste em entender o modus operandi dos negócios no país em termos de legislação trabalhista e tributÁria. Ainda assim, a empresa vê o mercado nacional como uma oportunidade de expansão dos negócios.
"O Brasil jÁ se encontra em uma posição bastante avançada em termos de audiência e consumo de jogos online. Toda a estrutura de negócio para a indústria jÁ estÁ bem desenvolvida e confiÁvel, considerando publishers, meios de pagamento e veículos especializados", explica Marcus.
"O que ainda falta é incentivo ao desenvolvimento de jogos "pesados" que demandam acesso a tecnologia de ponta e investimentos mais significativos, que poderiam ter mais relevância através de incentivos fiscais por parte do governo e investimentos da iniciativa privada que pudessem viabilizar o desenvolvimento e o consumo de jogos pelo mercado local", continua.
Expectativas
A expectativa da InnoGames é que, em 2013, o número de usuÁrios registrados no Brasil dobre, com retorno do investimento planejado para até dois anos após a instalação completa da empresa no país. A companhia planeja investir outros R$500 mil mensais em marketing e desenvolvimento de produtos até o final deste ano, dependendo do desempenho do negócio como um todo.
Além disso, todos jogos lançados no Brasil (jÁ citados acima), incluindo o "Kartuga", que estÁ em fase de testes e deve chegar ao país em julho, receberão suporte de 24 horas aos usuÁrios brasileiros. Uma esquipe de especialistas, inclusive, estarÁ diariamente online para atender aos jogadores, recebendo sugestões e tirando dúvidas técnicas.
[+UPDATE]: A InnoGames informou que fechou uma parceria com o BoaCompra, permitindo que os usuÁrios brasileiros comprem créditos em REAIS para utilizar nos jogos online da companhia ("Tribal Wars", "Forge of Empires" e "Grépolis"). O objetivo é dar mais conforto e facilitar o pagamento dos créditos através de vÁrios meios, tais como via boleto bancÁrio, SMS, cartões de crédito e débito direto, entre outros.