Rede 4G não ficará pronta a tempo da Copa das Confederações

A tecnologia 4G, para conectividade móvel de alta velocidade, não vai ser implantada completamente nas cidades-sede da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014, conforme fontes não identificadas do setor de telecomunicações ouvidas pelo UOL Esporte.

A Anatel exige o 4G nas seis cidades sede da Copa das Confederações até 30 de abril e nas 12 da Copa de 2014 até dezembro, mas a cobertura não vai atender às normas da agência.

Para Eduardo Levy, diretor-executivo do SindiTeleBrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), as empresas possuem capacidade técnica para cumprir o cronograma, mas enfrentam entraves colocados pelas legislações municipais das cidades-sede. "Em Porto Alegre, por exemplo, hÁ uma necessidade de sete licenças municipais para instalar uma antena", afirmou o executivo ao UOL. "Esse processo leva muitos meses, e compromete o cronograma de instalação", explicou. A prefeitura da cidade não se manifestou sobre o assunto.

"Não dÁ tempo. Alguma cobertura com certeza haverÁ nas cidades-sede, mas não a prevista", afirmou um executivo de uma das empresas envolvidas na questão, que não quis ser identificado. "É só fazer as contas para ver que não hÁ tempo, o prazo estÁ apertado demais."

Segundo o SindiTeleBrasil, para viabilizar as operações, é preciso instalar 9.566 antenas de 4G nas 12 cidades-sede até dezembro. O prazo aperta ainda mais em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, que recebem a Copa das Confederações em junho. Nelas, o prazo vai até abril.

Ainda conforme o sindicato, a faixa de frequência da tecnologia 4G que serÁ usada no Brasil não é compatível com a maioria dos países da Europa, da Ásia e com os Estados Unidos. Assim, a maioria dos turistas estrangeiros serão obrigados a utilizar o 3G em seus smartphones.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.