Domínios de Internet com nomes de marcas entram em vigor a partir de abril

A distribuição dos novos sufixos dos sites da web, que vão expandir as possibilidades para além do .com, .org e outras 22 terminações conhecidas, vai começar em abril. Os primeiros serão palavras em idiomas diferentes do Inglês, informou à Associated Press Fadi Chehade, CEO do ICANN, órgão responsÁvel pela regulamentação de padrões da Internet.

Algumas semanas depois, o órgão vai liberar domínios em inglês correspondentes a marcas, como ".aetna" e ".cadillac", e os regionais, a exemplo de ".vegas" e ".quebec". A expectativa do ICANN é de liberar cerca de 20 endereços por semana.

Depois desse período, o órgão vai começar a liberar os sufixos mais genéricos, como ".app", ".music" ou ".tech", que têm muito mais pedidos e, portanto, demandam mais tempo. Conforme o ICANN, no ano passado, 2 mil empresas pediram um total de 1,4 mil domínios.

Ainda conforme Chehade, empresas poderão "proteger" sufixos pagando cerca de US$ 150 por ano. Isso deve impedir que pessoas registrem domínios com, por exemplo, a terminação ".google" e depois cobrem quantias enormes para revendê-los.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.