Cientistas criam orelha praticamente igual à humana com impressora 3D

Uma equipe de bioengenheiros e físicos na Cornell University em Nova York, nos Estados Unidos, conseguiu criar orelhas humanas em uma impressora 3D. A ideia é usÁ-las em casos de anomalias no nascimento e em pessoas que perderam a orelha em acidentes ou como consequência de doenças como o câncer.

Conforme o site da instituição, as orelhas são "praticamente idênticas" Ás dos seres humanos. A matéria-prima é um gel feito com colÁgeno extraído de ratos e células de cartilagem de orelhas de vaca.


Foto: Lindsay France/Cornell University

Primeiro, os estudiosos criaram uma imagem digitalizada 3D de uma orelha humana comum e criaram um molde em uma impressora 3D. Depois, eles injetaram a mistura de colÁgeno e cartilagem nesse molde. Nas experiências, as orelhas artificiais levaram três meses para produzir cartilagem para substituir a matéria-prima original.


Foto: Lindsay France/Cornell University


Agora, os cientistas procuram um meio de aumentar a quantidade de células de cartilagem de orelha humana no laboratório para que possam utilizÁ-las no molde no lugar das células de vaca. "Usar células humanas, especificamente as do próprio paciente, reduziria qualquer possibilidade de rejeição", destaca Jason Spector, diretor do Laboratório de Medicina Biorregenerativa e professor na Universidade.

O especialista ainda estima que, se todos os testes de segurança e eficÁcia dêem resultados positivos, serÁ possível tentar o primeiro implante desse tipo em um paciente humano dentro dos próximos três anos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.