BlackBerry demonstra novo sistema operacional em detalhes

Em evento realizado ontem (21/02), em São Paulo, a BlackBerry mostrou detalhes de suas novas armas para o concorrido mercado de mobilidade: o sistema operacional BlackBerry 10 e o Z10, primeiro smartphone a equipÁ-lo. Originalmente anunciado no dia 30 de janeiro, o BlackBerry 10 é o primeiro sistema operacional a introduzir multitarefa real ao mercado de dispositivos móveis, permitindo a realização de diversas tarefas em paralelo, sem interrupção dos serviços em segundo plano.

 

Segundo Demian Borba, Evangelizador de Desenvolvedores da BlackBerry, "o BlackBerry 10 é um sistema para usuÁrios que querem as tarefas concluídas de forma fÁcil e rÁpida, desenvolvido para dispositivos que possam ser operados com uma única mao, por isso o Z10 não possui botões na tela". Durante a demonstração de uso do Z10, Demian mostrou que deslizando o dedo na tela você consegue sair do modo hibernação e ver um resumo de informações, "tudo com muita fluidez pois o sistema foi desenvolvido para rodar a 60 fps", concluiu o executivo.

"A tela é completamente utilizada pelos apps, possibilitando o uso de cada pixel da tela em todas as aplicações", emendou o evangelizador da BlackBerry, que também comentou a facilidade de minimizar e maximizar os aplicativos: "basta arrastar o app para minimizÁ-lo e, com um clique, ele volta a ocupar a tela inteira".

Uma funcionalidade chamada "peek", espiar em inglês, também estÁ presente em vÁrios apps e configurações diferentes do sistema, permitindo que se acesse notificações recebidas de redes sociais, emails, além do histórico, favoritos e outras configurações do navegador, apenas arrastando o dedo, sem sair do browser ou do app, tendo assim fÁcil acesso a atalhos e informações relevantes, sem necessidade de minimizar o aplicativo que o usuÁrio estÁ usando.

- Continua após a publicidade -

Veja abaixo algumas das principais características do BlackBerry 10 e do Z10:

Teclado inova

O teclado também é uma categoria a parte no BlackBerry 10. A BlackBerry desenvolveu um teclado virtual inteligente, que se adapta ao contexto, facilitando a digitação. Após digitar uma letra, o teclado sugere palavras e você pode selecionar a palavra sugerida apenas clicando a próxima letra e arrastando-a para cima, de forma fÁcil e intuitiva. O teclado ainda sugere palavras que se encaixam no contexto do texto que estÁ sendo digitado, agilizando o processo.

Outra funcionalidade interessante do teclado é a capacidade de sugerir palavras em outras línguas, caso o usuÁrio comece a digitar palavras em línguas diferentes. E melhor: de forma automÁtica. Sem necessidade de configurações de línguas.

Para apagar uma palavra digitada basta deslizar o dedo sobre a palavra que o usuÁrio deseja apagar. 


BlackBerry Hub
A central de conversas do usuÁrio fica a cargo do BlackBerry Hub, que permite reunir todas as mensagens relacionadas ao usuÁrio em todas as redes sociais. Notificações de menções ao usuÁrio em redes sociais também podem ser configuradas nos aplicativos específicos para aparecerem no BlackBerry Hub. Ainda é possíveis deslizar o dedo e dar uma espiadinha nos próximos compromissos agendados no calendÁrio, tudo sem minizar ou sair do Hub.

Navegador
O navegador nativo do BlackBerry 10 utiliza HTML 5, facilitando o desenvolvimento por parte dos desenvolvedores. É compatível com flash e, conforme jÁ mencionado, a função espiar também funciona por aqui, podendo ver histórico, favoritos e outra funções apenas arrastando o dedo, sem sair do browser.

CalendÁrio
O calendÁrio também trÁs novidades. As datas aumentam ou diminuem de acordo com o número de atividades agendadas no calendÁrio naquele dia, facilitando sua visualização e destacando os dias em que o usuÁrio estÁ com agenda mais ocupada. 

Permite também sincronizar pessoas vinculadas a uma reunião com suas contas de Linkedin e Facebook, trazendo informações do contato, além de sugerir usuÁrios de forma inteligente, de acordo com histórico de reuniões.

BBM

O BBM, famoso serviço de mensagens instantâneas da BlackBerry pode agora fazer chamadas por voz através da rede telefônica, utilizando o 3G. Novas funcionalidades com ligações em vídeo e compartilhamento de tela também estão presentes no BlackBerry 10, permitindo que outro usuÁrio veja o que estÁ sendo feito em seu telefone e possa inclusive interagir.

- Continua após a publicidade -


Câmera
A câmera do Z10 detecta as faces das pessoas presentes nas fotos. Ao tirar uma foto, a câmera salva diversos frames, desde o momento em que o usuÁrio começa a focar, até momentos após a foto ser tirada. Todo esse intervalo não dura mais do que um segundo porém é o suficiente para capturar vÁrias imagens em momentos distintos e, habilitar através da seleção de qualquer um dos rostos presentes na foto, uma opção de correção através da escolha de um frame em que a pessoa ficou melhor.

Se alguma pessoa ficar com os olhos fechados, por exemplo, o usuÁrio pode selecionar apenas aquela pessoa e substituir por um frame anterior em que o usuÁrio ainda estÁ com os olhos abertos. Corrigindo automaticamente.

Aplicativos
Recentemente renomeada para BlackBerry World, a nova loja de aplicativos da BlackBerry foi lançada em 30 de janeiro, juntamente com o anúncio oficial do BlackBerry 10. Em seu início, possuía 70 mil aplicativos para download, o que segundo Adriano Lino, Gerente de Comunicação e Inteligência de Mercado da BlackBerry, transforma o BlackBerry 10 no sistema operacional para smartphones com o maior portfólio de apps disponível em seu lançamento. Atualmente com 95 mil apps disponíveis, dos quais cerca de 90% gratuitos e 10% pagos, Lino assegurou que são rodados testes de performance e compatibilidade em cada app antes de disponibilizÁ-los na loja, o que garante mais fluidez e segurança aos aplicativos.

JÁ os desenvolvedores conseguem programar seus apps baseados em HTML 5, C++, Adobe Air, além de portar aplicativos de Android através de um kit específico disponibilizado para este fim. O BlackBerry emula os aplicativos Android portados em seu sistema através de uma Runtime de Android rodando em uma camada do telefone.

Calcanhar de aquiles nos últimos sistemas operacionais da BlackBerry, a quantidade de aplicativos disponíveis na loja de apps da empresa tende a crescer. De acordo com slides apresentados e dados passados no evento, a empresa conta com dois times trabalhando com desenvolvedores. Um time para apps em geral e outro focado nos top 100 apps disponíveis no mercado, no intuito de atraí-los para a nova plataforma o mais breve possível.

Plano de dados mais acessível
A partir do BlackBerry 10 não haverÁ mais necessidade de um plano de dados específicos para aparelhos BlackBerry, dessa forma serÁ possível usar um plano de dados comum para ter acesso a todos os serviços, incluindo o BBM. Essa medida deve tornar mais acessíveis os telefones da empresa, visto que os planos de dados vendidos pelas operadoras para aparelhos BlackBerry geralmente eram mais caros do que os planos comuns.

Quando e quanto?
O Z10 serÁ lançado no dia 12 de março, na... Venezuela! Segundo executivos da BlackBerry, esse é um dos mercados globais em que a empresa possui maior participação, alcançando um market share de 65% no segmento de telefones móveis. Nas semanas subsequentes, o Z10 serÁ lançado em outros países latino-americanos. A BlackBerry alega dificuldades para lançar o produto no Brasil, o que deve atrasar seu lançamento por aqui, porém com previsão de chegada ainda no primeiro semestre de 2013. O modelo que chegarÁ ao Brasil serÁ compatível com a tecnologia LTE de 2.6 GHz, frequência utilizada no país.

O preço ainda não foi divulgado, porém a BlackBerry promete lançar o Z10 com preço competitivo dentro do segmento em que ele irÁ competir, o de produtos high-end.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.