
Qualcomm Quick Charge 2.0 acelera em 75% o recarregamento da bateria
Não faz muito tempo que conhecemos o Quick Charge, tecnologia da Qualcomm que promete recarregar o smartphone 40% mais rÁpido. Agora, a empresa deu mais um passo e anunciou a versão 2.0 da tecnologia, que acelera o processo de recarga em até 75%.
Conforme a Qualcomm, durante os testes, foi possível carregar totalmente a bateria de um tablet em três horas, enquanto normalmente, sem o Quick Charge, o mesmo processo demoraria sete horas.
Diferente da versão 1.0, focada apenas em smartphones e tablets, o Quick Charge 2.0 tem suporte também para outros portÁteis, como laptops. Além disso, o novo padrão é retrocompatível com a geração anterior. Isso significa que um dispositivo 2.0 pode operar com um carregador 1.0 e vice-versa, embora a velocidade do carregamento fique restrita à do padrão mais antigo.
Todos os smartphones e tablets baseados no processador Snapdragon 800 terão o Quick Charge 2.0. A Qualcomm estima que os primeiros aparelhos com a tecnologia estarão disponíveis para venda no início de 2014.
Reconhecimento de voz
Outra novidade do Snapdragon 800 é a possibilidade de "acordar" o dispositivo com um comando de voz. Para isso, o usuÁrio precisa customizar uma frase única que, uma vez configurada, sempre que for dita vai ativar o aparelho mesmo em modo avião ou standby.
De acordo com a Qualcomm, o sistema é seguro e consome poucos recursos de energia. O dispositivo vai "acordar" somente com a frase predefinida e reconhecerÁ a voz do usuÁrio para não aceitar o mesmo comando vindo de outra pessoa.