Índice do Artigo

Notícias

Pesquisa da Kaspersky encontra cerca de 12 vulnerabilidades por usuário

A Kaspersky analisou, através da sua plataforma KSN de proteção na nuvem, as falhas de segurança encontradas em vÁrios programas durante o ano de 2012. A companhia descobriu, com dados de mais de 11 milhões de clientes, mais de 132 milhões de aplicações vulnerÁveis instaladas nos computadores, o que dÁ uma média de 12 vulnerabilidades por usuÁrio.

No total, a empresa detectou mais de 800 vulnerabilidades, das quais 37 estavam em pelo menos 10% dos computadores por, ao menos, uma semana de 2012. Dessas 37, oito encontram-se nos pacotes de exploits usados pelos criminosos virtuais: cinco no Java, duas no Flash Player e uma no Adobe Reader.


A família Adobe Shockwave e Flash é a que contém mais vulnerabilidades

A Kaspersky descobriu, no entanto, que as pessoas não atualizam seus aplicativos com frequência, o que deixa portas abertas para ataques. Conforme a empresa, seis semanas após o lançamento da versão mais recente do Java entre setembro e outubro, apenas 28,8% dos usuÁrios tinha feito o update para a versão mais segura.

A situação fica ainda mais grave no caso do Flash Player. Uma versão de 2010 do plugin, que poderia ser explorada facilmente por cibercriminosos, foi encontrada em uma média de 10,2% dos computadores em 2012.

“A pesquisa mostra que a correção das falhas de segurança logo após sua descoberta não é suficiente para que usuÁrios e empresas fiquem seguros”, afirma Vyacheslav Zakorzhevsky, especialista em pesquisa de vulnerabilidades da Kaspersky Lab. “Mecanismos de dados ineficientes colocaram em risco milhões de usuÁrios do Java, Adobe Flash e Adobe Reader. Isso, juntamente com toda a série de vulnerabilidades críticas encontradas no Java em 2012 e no início de 2013, destaca a necessidade de métodos de proteção mais efetivos.”

As vulnerabilidades em software representam uma ameaça para consumidores e empresas, pois são usadas para roubar dados particulares de usuÁrios, realizar espionagem virtual em empresas e sabotar agências do governo ou sistemas industriais críticos. Existem vÁrias maneiras de diminuir esses riscos, que vão das iniciativas dos desenvolvedores de software para lançar atualizações e aprimorar a segurança de seus produtos até as mais avançadas tecnologias de proteção.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções