Pesquisa da Kaspersky encontra cerca de 12 vulnerabilidades por usuário

A Kaspersky analisou, através da sua plataforma KSN de proteção na nuvem, as falhas de segurança encontradas em vÁrios programas durante o ano de 2012. A companhia descobriu, com dados de mais de 11 milhões de clientes, mais de 132 milhões de aplicações vulnerÁveis instaladas nos computadores, o que dÁ uma média de 12 vulnerabilidades por usuÁrio.

No total, a empresa detectou mais de 800 vulnerabilidades, das quais 37 estavam em pelo menos 10% dos computadores por, ao menos, uma semana de 2012. Dessas 37, oito encontram-se nos pacotes de exploits usados pelos criminosos virtuais: cinco no Java, duas no Flash Player e uma no Adobe Reader.


A família Adobe Shockwave e Flash é a que contém mais vulnerabilidades

A Kaspersky descobriu, no entanto, que as pessoas não atualizam seus aplicativos com frequência, o que deixa portas abertas para ataques. Conforme a empresa, seis semanas após o lançamento da versão mais recente do Java entre setembro e outubro, apenas 28,8% dos usuÁrios tinha feito o update para a versão mais segura.

A situação fica ainda mais grave no caso do Flash Player. Uma versão de 2010 do plugin, que poderia ser explorada facilmente por cibercriminosos, foi encontrada em uma média de 10,2% dos computadores em 2012.


"A pesquisa mostra que a correção das falhas de segurança logo após sua descoberta não é suficiente para que usuÁrios e empresas fiquem seguros", afirma Vyacheslav Zakorzhevsky, especialista em pesquisa de vulnerabilidades da Kaspersky Lab. "Mecanismos de dados ineficientes colocaram em risco milhões de usuÁrios do Java, Adobe Flash e Adobe Reader. Isso, juntamente com toda a série de vulnerabilidades críticas encontradas no Java em 2012 e no início de 2013, destaca a necessidade de métodos de proteção mais efetivos."

As vulnerabilidades em software representam uma ameaça para consumidores e empresas, pois são usadas para roubar dados particulares de usuÁrios, realizar espionagem virtual em empresas e sabotar agências do governo ou sistemas industriais críticos. Existem vÁrias maneiras de diminuir esses riscos, que vão das iniciativas dos desenvolvedores de software para lançar atualizações e aprimorar a segurança de seus produtos até as mais avançadas tecnologias de proteção.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.