Mercado de GPUs caiu 8% no último trimestre de 2012

As empresas de hardware seguem sentindo o impacto da "era pós-PC". Segundo relatório da Jon Peddie Research, o mercado de placas de vídeo diminui 8% no último trimestre do ano passado, e 9% abaixo do vendido no mesmo período em 2011. Todas as principais fabricantes sofreram redução nas vendas no último trimestre, sendo que a mais impactada foi a Nvidia, com uma queda de 16,7%, seguido da AMD, com 13,6%, e Intel (o relatório considera chips grÁficos integrados), com 2.9% de baixa. 

O relatório destaca que a maior queda, a da Nvidia, é abrandada pelo fato do terceiro trimestre da empresa ter sido muito forte, aumentando o impacto da queda, no comparativo. Outro destaque é a queda nas vendas de notebooks, atingindo a AMD (19%) e Intel (6%). A Nvidia teve como principal perda o mercado de chips para mobile, com queda de 18.4%, seguido do mercado de desktops, com 16.7%. A exceção é o mercado de APUs da AMD, que conseguiu um aumento pouco significativo de 0.8%.

- Continua após a publicidade -

A Intel lidera o mercado de chips grÁficos, com 63.4%, resultado de suas vendas expressivas chips grÁficos integrados em processadores. A AMD vem sem segundo lugar, com 19.7% (era 24.8% em 2011) e, em terceiro, vem a Nvidia com 16.9%.

A principal causa nesta quedas é a redução das vendas de computadores, no final do ano passado. Além do crescimento do mercado de tablets e smartphones, a expectativa pelo lançamento do Windows 8, e a espera pelos novos aparelhos equipados com o sistema, fez muito do público "segurar a compra", o que deve ser revertido neste ano. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
gpu
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.