Primeira mão biônica que possui tato será implantada este ano

Neste ano teremos mais um marco tecnológico na Área dos órgãos artificiais: um jovem que vive em Roma, com 20 anos, irÁ receber a primeira mão biônica capaz com percepção de tato. Esta cirurgia pode ser o início de uma nova era onde implantes artificiais sejam capazes de trazer também percepções sensoriais aos seus portadores.

A cirurgia estÁ agendada para o final deste ano e irÁ conectar uma mão biônica ao sistema nervoso central do paciente, tornando possível o controle dos mecanismo através da mente e, como espera a equipe de operação, a sensação tÁtil através de sensores nas pontas da mão. Para devolver a sensibilidade, diversos eletrodos serão conectados nos dois nervos principais do braço do paciente,o ulnar e mediano.

A cirurgia serÁ o primeiro tratamento a um amputado que traz uma comunicação bidirecional entre o implante e o sistema nervoso central do paciente, o que aumenta a qualidade de vida do portador da prótese biônica, além de ampliar as chances de sucesso do implante. "EstÁ claro que quanto mais sensações o paciente possuir, maior é a chance de aceitação do órgão implantado", explica o médico Silvestro Micera da Ecole Polytechnique Federale de Lausanne in Switzerland.

- Continua após a publicidade -

Uma primeira prótese, feita em 2009, sofria de uma série limitações, conseguindo apenas trazer a sensibilidade nas pontas de três dos dedos ou sentir alguma movimentação da palma. Com este novo implante, a equipe médica espera um controle mais preciso da mão, tornando preciso o movimento de pinça, por exemplo.

É sempre fantÁstico ver a tecnologia devolvendo qualidade de vida para pessoas que possuem limitações, mas com gamer, alguém aí também não sonhou com respostas no nível da percepção sensorial, em jogos?

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.