Facebook admite ter sido alvo de um "ataque sofisticado"

O Facebook revelou nesta sexta-feira (15/02) que foi alvo de uma série de ataques de um grupo ainda não identificado, que resultou na instalação de malware nos laptops dos funcionÁrios. A empresa diz que estÁ investigando o caso e que não encontrou evidências de que os dados dos usuÁrios tenham sido comprometidos.

"No mês passado, a equipe de segurança do Facebook descobriu que nossos sistemas foram alvo de um ataque sofisticado", afirma a companhia em um post no blog oficial. A rede explica que os computadores de vÁrios trabalhadores foram infectados ao acessarem um site de um desenvolvedor.

"Os laptops estavam totalmente atualizados e rodando softwares antivírus", garante o Facebook. "Assim que descobrimos a presença do malware, limpamos todas as mÁquinas infectadas, informamos as autoridades e começamos uma investigação que continua ainda hoje."

Ainda segundo o post do blog, o ataque foi possível devido à uma vulnerabilidade 0-day no Java, que foi corrigida no início deste mês. Apesar de o Facebook acreditar que não houve danos aos dados dos usuÁrios, a empresa não detalha as consequências da instalação do malware.

De acordo com o AllThingsD, o anúncio do Facebook vem após uma série de ataques a outros grandes sites. O Twitter, por exemplo, admitiu que sofreu uma invasão hÁ duas semanas e que as contas de 250 mil usuÁrios podem ter sido comprometidas.

Outros alvos incluem os jornais Washington Post, New York Times e Wall Street Journal. Eles crêem que as investidas fazem parte de alguma manobra do governo chinês. JÁ o Facebook e o Twitter não fizeram nenhuma acusação.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.