Microsoft e Symantec desativam rede com mais de 8 mil PCs-zumbis

A Microsoft, com apoio da Symantec, derrubou a botnet Bamital, uma rede de computadores-zumbis infectados com malware, que tinha como objetivo gerar cliques fraudulentos em anúncios na web, roubar dados pessoas e instalar outros códigos maliciosos nas mÁquinas das vítimas.

A rede comprometeu pelo menos 8 milhões de computadores ao longo dos últimos dois anos e ameaçava a indústria de publicidade online americana de US$12,7 bilhões.

Essa é a sexta botnet que a Microsoft fechou nos últimos três anos, e a segunda em cooperação com a Symantec, conta o conselheiro assistente geral da Unidade de Crimes Digitais da Microsoft, Richard Boscovich Domingues, em um post no blog da empresa.

Para conseguir derrubar a rede, a gigante entrou com uma ação na Justiça pedindo a quebra do sistema de comando e controle dos cibercriminosos. A agência federal de aplicação da lei, U.S. Marshals, escoltou investigadores a instalações de hospedagem web na Virgínia e em Nova Jersey, onde apreenderam provas e dados.

O Bamital enganava os usuÁrios para que acessassem sites maliciosos a partir de resultados legítimos em sites de buscas como Google, Yahoo! e Bing. Ao gerar cliques e visitas indesejadas, a botnet prejudicava a publicidade online, fazendo com que os anunciantes pagassem por cliques que não eram reais. "Simplesmente o proprietÁrio do anúncio pagou por um trÁfego de internet que é de não-uso", afirma o processo.

A Microsoft e a Symantec também se comprometeram a auxiliar as vítimas a limparem seus computadores.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.