Índice do Artigo

Notícias

Microsoft e Symantec desativam rede com mais de 8 mil PCs-zumbis

A Microsoft, com apoio da Symantec, derrubou a botnet Bamital, uma rede de computadores-zumbis infectados com malware, que tinha como objetivo gerar cliques fraudulentos em anúncios na web, roubar dados pessoas e instalar outros códigos maliciosos nas mÁquinas das vítimas.

A rede comprometeu pelo menos 8 milhões de computadores ao longo dos últimos dois anos e ameaçava a indústria de publicidade online americana de US$12,7 bilhões.

Essa é a sexta botnet que a Microsoft fechou nos últimos três anos, e a segunda em cooperação com a Symantec, conta o conselheiro assistente geral da Unidade de Crimes Digitais da Microsoft, Richard Boscovich Domingues, em um post no blog da empresa.

Para conseguir derrubar a rede, a gigante entrou com uma ação na Justiça pedindo a quebra do sistema de comando e controle dos cibercriminosos. A agência federal de aplicação da lei, U.S. Marshals, escoltou investigadores a instalações de hospedagem web na Virgínia e em Nova Jersey, onde apreenderam provas e dados.

O Bamital enganava os usuÁrios para que acessassem sites maliciosos a partir de resultados legítimos em sites de buscas como Google, Yahoo! e Bing. Ao gerar cliques e visitas indesejadas, a botnet prejudicava a publicidade online, fazendo com que os anunciantes pagassem por cliques que não eram reais. “Simplesmente o proprietÁrio do anúncio pagou por um trÁfego de internet que é de não-uso”, afirma o processo.

A Microsoft e a Symantec também se comprometeram a auxiliar as vítimas a limparem seus computadores.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções