Nolan Bushnell, criador da Atari, adora "Minecraft" e negou sociedade com a Apple

Nolan Bushnell, um dos pioneiros dos videogames, admite: adora "Portal" e "Minecraft", dois games de sucesso da atualidade. Ele lembra também outros títulos consagrados, como "Command & Conquer" e "Halo". Todos "netinhos" da sua criação, a Atari, que também foi o primeiro emprego de Steve Jobs, fundador da Apple.

Em sua keynote na Campus Party Brasil 2013, Bushnell relembrou os dias como chefe de Jobs e como criou o "Computer Space", o primeiro arcade da história, e o videogame Atari 2600.

Sobre o ex-CEO da Apple, ele tem boas lembranças. "Era criativo sim, e também muito trabalhador", lembrou. "Ele cheirava um pouco mal, sim. Mas isso é porque a gente não tinha chuveiro lÁ na Atari e qualquer pessoa que passa três dias trabalhando sem ir para casa fica mesmo um pouco fedido", brincou.

Bushnell contou que Jobs e Steve Wozniak, seu amigo e sócio, criaram o primeiro computador pessoal da Apple usando componentes do Atari 2600. "Jobs chegou a me oferecer um terço da Apple por US$50 mil. E eu recusei", afirmou, arrancando aplausos da plateia. Um exemplo de ousadia e coragem, coisas que estão entre os conselhos que o pioneiro dos games deu aos campuseiros na noite desta quarta-feira (30/01).


"Nunca, nunca, nunca cresçam. Crescer é um prego na morte da criatividade", aconselhou. "Você precisa sempre procurar por diversão e ser um pouco louco. Assim, as coisas vão funcionar."

Visão do futuro

O fundador da Atari segue à risca seus próprios conselhos e exibiu um olhar bem positivo sobre o futuro. Entre as suas apostas estão a realidade virtual e a realidade aumentada. Ele consegue enxergar vÁrias oportunidades com produtos como o Google Glass, por exemplo, que ainda estÁ em fase de testes. "Imagine que esta sala estÁ cheia de macacos malvados, mas eles só aparecem quando você olha na tela do seu celular. Você tem que matÁ-los, ou eles vão acabar com você. Parece violento, mas pode ser muito divertido", explicou.

- Continua após a publicidade -


Bushnell também revelou cogitar a possibilidade da morte dos consoles. "Eu meio que acho que isso pode acontecer. Eu adoro o PlayStation 3 e o Xbox 360 e acho que eles ainda vão existir por um tempo, mas os PCs poderosos, aqueles que realmente funcionam bem, é que vão pegar", avaliou.

Potencial brasileiro
Durante sua palestra na CPBR6, Bushnell ainda defendeu os games como aliados na educação e falou sobre sua vontade de oferecer ensino de desenvolvimento de games em conjunto com uma oficina de criação. "O Brasil seria um ótimo lugar para desenvolver isso", afirmou. "Existem coisas que acontecem aqui que todo o mundo precisa ver. Eu quero ver jogos brasileiros no mercado."

Falência da Atari

Como não poderia deixar de ser, Bushnell comentou brevemente sobre o recente pedido de concordata da Atari. A empresa quer separar a divisão americana da francesa, que concentra a maior parte das dívidas, além de obter financiamento independente. "Eu acho que é a coisa certa a se fazer", declarou. "Pense na falência da Atari como um progresso, é preciso que a companhia fique mais limpa, do ponto de vista corporativo".

Bushnell explicou que a Atari fez uma série de negócios sem gerenciÁ-los corretamente e acabou perdendo muito dinheiro. "Nos últimos dez anos, ela estava uma bagunça. A falência vai significar um novo começo e espero poder fazer parte disso no futuro", concluiu.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.