RIM muda de nome e lança BlackBerry 10 com multitarefa real

A RIM acabou hoje com uma longa espera e revelou oficialmente o BlackBerry 10. Não só isso, a firma anunciou que, agora, as duas marcas viram uma só e a empresa passa a se chamar BlackBerry. "Reinventamos a companhia e queremos representar isso na nossa marca", afirmou o presidente e CEO Thorstein Heins.

Uma das principais carcaterísticas do BB10 que o diferencia da concorrência é a multitarefa real. O usuÁrio pode facilmente navegar entre aplicativos abertos sem interromper atividades que rodam em segundo plano. Graças ao BlackBerry Peek, novidade do sistema, o usuÁrio pode, por exemplo, assistir a um vídeo e deslizar a tela para a direita para dar uma olhada nas últimas notificações. O vídeo continua em execução, sem que a exibição seja interrompida quando o reprodutor de mídia é reaberto.

As notificações se concentram no BlackBerry Hub, que mostra também todas as informações dos contatos do usuÁrio em redes sociais e na plataforma BBM de mensagens instantâneas entre dispositivos da marca. O hub também exibe os compromissos no calendÁrio, sempre no topo, para que o dono do smartphone consiga localizÁ-los rapidamente.

O BBM, que conta com mais de 60 milhões de usuÁrios, ganhou novas funções. Agora, é possível fazer chamadas em vídeo e até compartilhamento de tela com outra pessoa. Tudo o que ela fizer no smartphone serÁ exibido na sua tela (e vice-versa).

- Continua após a publicidade -

A BlackBerry também não se esqueceu do mercado corporativo. O BlackBerry 10 permite que usuÁrios troquem rapidamente entre um perfil doméstico e um de trabalho, configurando apps, compromissos e até o papel de parede de forma distinta. A empresa garante que não ocorrerÁ vazamento de dados entre os dois perfis, o que assegura a segurança dos dados empresariais nos aparelhos que também são usados na vida pessoal.

Outras novidades incluem o BlackBerry Remember, que ajuda o usuÁrio a tomar notas e até integrÁ-las com o Evernote e o Outlook. Os smartphones baseados no sistema também contam com um editor nativo de fotos e um aplicativo que faz vídeos de forma automÁtica apenas unindo fotos, vídeos e música do usuÁrio a uma música de fundo e efeitos de transição,  o BlackBerry Story Maker.

- Continua após a publicidade -

Outro detalhe é o teclado que a empresa promete ser "a melhor experiência em digitação da indústria". O sistema reconhece e completa as palavras automaticamente, inclusive em outros idiomas. Você pode iniciar uma palavra no meio da frase, em outra língua, e o aparelho imediatamente irÁ completÁ-la, sem a necessidade de alterar o idioma do teclado.

O BlackBerry 10 chega com uma oferta de mais de 70 mil aplicativos, além de músicas, filmes e programas de TV de diversos parceiros. Games como "Angry Birds" e "Cut the Rope" também marcam presença.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.