Site fornece imagens ao vivo de webcams de usuários através do Google Maps

Um site baseado no Google Maps causou polêmica ao listar webcams públicas e fornecerem acesso às imagens ao vivo. Uma vulnerabilidade recém-exposta em certos modelos de câmeras de segurança Trendnet, manipulada corretamente, permitiu que outros usuÁrios clandestinamente tivessem acesso a milhares de casas.

O site, que hoje jÁ se encontra desativado, não requer nenhuma senha ou software adicional e forneceu não só em tempo real as imagens, mas a localização exata de cada câmera também. Ao clicar sobre um determinado pino, abre uma transmissão ao vivo de uma câmera, permitindo que os visitantes espionem bebês dormindo, salas vazias, interiores de escritórios e estacionamentos pouco iluminados.

Ano passado, a Trendnet chegou a emitir uma atualização de firmware que pretendia eliminar a ameaça, mas muitos proprietÁrios nunca a colocaram em prÁtica. Além disso, no início deste mês, a Network World informou que muitos usuÁrios das Trendcam ainda estavam expondo seus feeds ao vivo para o público.

A identidade do criador do site ainda não foi divulgada e, até o momento, não hÁ explicação clara para a persistência dessa vulnerabilidade. Trendnet, por sua vez, diz que jÁ notificou todos os proprietÁrios de câmeras afetadas, embora Network World especula que alguns usuÁrios podem não ter registrado seus dispositivos, o que, portanto, tornam difícil identificÁ-los. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.