Índice do Artigo

Notícias

Intel vai abandonar o mercado de placas-mãe

A Intel jÁ deu sinais que “sentiu o golpe” da retração do mercado de computadores, em seu último relatório fiscal, o que torna o anúncio de hoje algo não totalmente inesperado: a empresa estÁ abandonando o mercado de placas-mãe, sendo que a geração Haswell é a última em que a empresa terÁ suas placas-mãe próprias. Mas os entusiastas podem ficar tranquilos: a empresa seguirÁ produzindo chipsets para terceiros, o que garante que mainborads de outros fabricantes como Asus, Gigabyte e MSI continuarão disponíveis no mercado.


Placas-mãe Intel se juntam ao hall de relíquias não mais fabricadas, como os PCs IBM e o console da Apple

 

A divisão de placas-mãe da Intel estÁ longe de estar entre as principais da empresa, atualmente, e o encerramento de suas atividades não representam uma redução da força de trabalho, e sim uma realocação dos profissionais para outros segmentos “mais promissores”, caso do sistema portÁtil NUC. Sem possuir uma boa margem de lucro, ou grande escala de vendas, além da presença de fabricantes com qualidade suficiente para garantir um “bom lar” para seus processadores, a fabricação própria de placas-mãe deixou de fazer sentido para a Intel.

Além do fim de suas próprias placas-mãe, a rumores que a Intel pode deixar de usar o padrão de sockets que permitem a substituição do processador, o LGA, na geração Broadwell (que deve chegar em 2014). Os sockets que permitem o encaixe e desencaixe de chips devem continuar existindo após este período, mas ficarão restritos ao segmento entusiasta, enquanto os produtos do segmentos médio e baixo deverão ser do tipo BGA, onde o processador é soldado diretamente na placa-mãe, padrão que faz mais sentido para sistemas integrados.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções