Usinas americanas de energia são infectadas por malware

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos revelou que duas usinas geradoras de energia elétrica foram infectadas com malware. Uma delas teve o sistema de controle das turbinas comprometido a tal ponto que precisou ficar desligado por três dias enquanto especialistas providenciavam o conserto.

Conforme informações do U.S.A. Today, o incidente ocorreu no início de outubro e foi causado por um pen drive infectado. Na ocasião, um técnico usou o dispositivo para instalar atualizações de software.

Como resultado, um cavalo-de-troia infectou aproximadamente dez computadores da usina, segundo o ICS-CERT, o grupo de resposta a incidentes de segurança em sistemas industriais. O último relatório trimestral do grupo indica que as soluções antivírus e as precauções de segurança da usina estavam desatualizadas.

Em outra usina, especialistas do governo encontraram amostras de malware tanto sofisticados quanto comuns em diversas centrais de trabalho, inclusive duas que eram críticas para o funcionamento total. O ICS-CERT, porém, não revelou quando e nem como o incidente ocorreu. Também não se sabe se o malware chegou a interromper a atividade da usina.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.