Telefonia celular lidera reclamações no Procon em 2012

Os serviços de telefonia celular ficaram no topo do ranking de queixas aos Procons do Brasil inteiro em 2012, informou hoje a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça. Os dados divulgados mostram que, do total de 1.877.966 de reclamações recebidas no ano inteiro, 9,17% (172.119) foram provenientes de problemas com operadoras.

A Oi foi a operadora com mais reclamações, com um total de 120.374, seguida pelo grupo Claro/Embratel com 102.682. A partir do terceiro lugar da lista começam a aparecer empresas de outros setores, como os bancos Itaú e Bradesco. A Vivo/Telefônica ocupa o quinto lugar, com pouco mais de 44 mil queixas, enquanto a TIM/Intelig fica em sétimo, com 32,2 mil.

O balanço reúne as queixas resolvidas pelos Procons de maneira rÁpida, sem que se transformem em processos. O levantamento sobre as queixas que chegam à Justiça serÁ divulgado no segundo semestre.

O número de reclamações contra serviços de telefonia celular e fixa e de TV por assinatura e Internet aumentaram em 2012. No período, juntas, elas representaram 21,7% do total, contra 17,4% de 2011. Os motivos mais alegados foram relacionados a cobranças, o que inclui a falta de informações adequadas sobre os valores, a inclusão indevida e a cobrança dupla.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.