Facebook revela sistema de busca social

O Facebook anunciou, durante um evento na tarde de hoje, o Graph Search, um sistema de buscas que varre toda a rede social em busca de respostas relacionadas ao perfil do usuÁrio. O CEO da empresa, Mark Zuckerberg, apresentou a novidade como algo feito "para responder perguntas muito específicas, como: quem são meus amigos em São Francisco?"

O sistema funciona em tempo real e, à medida em que o usuÁrio digita, sugere maneiras de completar os termos de busca. No evento, Zuckerberg mostrou que é possível, por exemplo, localizar "amigos que vivem em Palo Alto, na Califórnia, e gostam de Game of Thrones".

A novidade também pode ser útil para encontrar pessoas que você conheceu em determinada ocasião e quer encontrÁ-la de novo. Basta digitar, por exemplo, "pessoas chamadas Chris que são amigos de Lars e estiveram em Stanford". O Graph Search reconhece uma linguagem natural e usa os termos de busca como título da pÁgina de resultados. O Facebook ainda fez uma parceria com o Bing, da Microsoft, para exibir alguns resultados dentro da busca social, como informações sobre o clima em determinado local.


Conforme o executivo, a ferramenta foi desenvolvida com a privacidade em mente. "A maior parte do conteúdo do Facebook não é pública, então você precisa de uma forma de encontrar as coisas que foram compartilhadas com você", afirmou. Na prÁtica, isso significa que, se alguém compartilhou o conteúdo apenas com amigos, ele não vai aparecer para o usuÁrio que faz a busca, a menos que os dois sejam amigos.

São quatro grandes categorias: pessoas, fotos, lugares e interesses. Elas interagem entre si para apresentar resultados mais refinados. É o caso das buscas por fotos: a ferramenta oferece a possibilidade de procurar por imagens de amigos em determinados locais ou realizando alguma atividade definida, como uma caminhada, por exemplo.

- Continua após a publicidade -


O projeto foi ideia de Lars Rasmussen, que jÁ trabalhou no Google Maps e no Google Wave. Por enquanto, o Graph Search estÁ em estÁgio beta, disponível de maneira limitada apenas para usuÁrios dos Estados Unidos. Durante esse período, apenas uma fração de conteúdo estarÁ disponível na busca. Quem quiser entender melhor como a novidade funciona, pode conferir alguns vídeos no site oficial e até inscrever-se em uma lista de espera para saber quando poderÁ testar a funcionalidade.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.