Samsung anuncia chip octo-core Exynos 5 Octa (big.LITTLE) na CES 2013

A Samsung anunciou durante a Consumer Electronics Show (CES 2013), o Exynos 5 Octa, super chip SoC que promete "abalar" o segmento dos dispositivos ultraportÁteis (tablets e smartphones).

O Exynos 5 Octa é um chip com 8 núcleos desenvolvido com a tecnologia big.LITTLE da ARM, ou seja, possui dois clusters de processamento, sendo um formado por 4 núcleos Cortex-A15 (@ 1.5Ghz) – para aplicações pesada que exijam alta performance – e outros 4 núcleos Cortex-A7 (@ 1.2Ghz) – para fluxos de trabalho menos exigentes.


A idéia por trÁs do big.LITTLE é a aumentar a eficiência energética. Quando é necessÁrio um processamento pesado, com grande fluxo de trabalho, entram em cena os poderosos núcleos Cortex-A15. Contudo, para tarefas menos exigentes, o cluster Cortex-A7 é ativado, economizando assim energia. De acordo com a ARM, a tecnologia big.LITTLE é capaz de ampliar o uso da bateria em até 70%, comparado com o Exynos 5 Dual (presente no Nexus 10).


Essa configuração dual-cluster darÁ ao Exynos 5 Octa o melhor dos "dois mundos": desempenho e eficiência. De acordo com a Samsung, o novo chip é duas vezes mais poderoso em termos de processamento 3D, em relação aos seus "irmãos mais velhos", incluindo incluindo o Exynos 5 Dual e o Exynos 4 Quad (presente na linha Galay S3 / Note 2).

Os rumores sugerem que o Exynos 5 Octa deverÁ ser o chip a equipar o futuro Galaxy SIV – que poderÁ estrear em fevereiro na Mobile World Congress 2013.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.