TV japonesa planeja transmitir imagens 8K em 2016

A NHK, emissora pública de TV do Japão, planeja transmitir programação com resolução "8K", ou seja, 16 vezes superior à FullHD, em 2016. O formato, batizado de Super Hi-Vision, é superior também ao dos recentes televisores UltraHD anunciados na CES 2013 pela Samsung e a LG.

Com 7.680x4.320 pixels, o Super Hi-Vision tem quatro vezes mais pixels que o UltraHD.

A NHK testou o padrão no ano passado, durante as Olimpíadas de Londres, em conjunto com a BBC. Na ocasião, as emissoras exibiram imagens dos jogos em 8K em locais públicos no Reino Unido e no Japão, produzidos por seis canais de cobertura. Para Yoshiaki Shishikui, diretor da divisão de pesquisas em sistemas avançados de televisão no laboratório de ciências e pesquisas tecnológicas da NHK, o experimento foi um "grande sucesso".

Para levar a tecnologia aos lares, porém, a NHK enfrenta alguns desafios. Um sinal Super Hi-Vision não comprimido exige uma banda de 24 Gigabits por segundo, o que vai exigir novas formas de editar e transmitir o conteúdo dentro das emissoras da TV. Outro obstÁculo é a compressão do sinal e o envio aos telespectadores em tempo real, algo que a NHK estÁ trabalhando para resolver.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.