Detalhes sobre as Radeons 8000 (Sea Islands e Solar Systems) surgem na web

Os alemães do 3DCenter divulgaram a pouco, detalhes sobre a nova geração de placas da AMD, a linha Radeon 8000.As informações são baseadas nas notas explicativas de suporte da ferramenta de coleta de informação HWiNFO.

O que despertou a curiosidade do mercado, foi o fato da AMD (ao menos, aparentemente) alterar a sua política de nomenclatura, adotando dois codinomes para a nova geração. O segmento dos dispositivos portÁteis (HD 8000M), serÁ formado pela linha "Solar System" ("Sistema Solar"), com os chips recebendo os nomes de planetas. JÁ as GPUs para desktops (HD 8000) farão parte da linha "Sea Islands", com os chips recebendo nomes de algumas ilhas do Caribe.

Umas das novidades da futura geração de GPUs da AMD serÁ o aprimoramento na micro arquitetura Graphics CoreNext (CGN), chamado pela companhia de GCN2. Vale ressaltar que nem todos os chips serão beneficiados pela mudança, como é o caso do chip "Mars" (linha HD 8000M), que continuarÁ herdando a arquitetura GCN presente nas atuais HD 7000.


Seguem abaixo os (supostos) detalhes da nova geração de chips grÁficos da AMD:

Sea Islands (Radeons HD 8000)

- Oland (Radeon 8500): Segmento de baixo custo, com chip baseado na arquitetura GCN. Possivelmente serão placas Radeon HD 7000 rebatizadas. 384 stream processors, 24 TMUs, 16 ROPs e interface de memória de 128 bits.
- Bonaire (Radeons 8600/8700): Segmento intermediÁrio, com chip baseado na nova arquitetura GCN2.
- Hainan (Radeons 8800): Segmento intermediÁrio de alta performance, com chip baseado na nova arquitetura GCN2.
- Curacao (Radeons 8900): Segmento de alta performance, com chip baseado na nova arquitetura GCN2.
- Aruba (Radeons 8990): Segmento de top,dual-GPU com chips baseados na nova arquitetura GCN2.

Solar System (Radeons HD 8000M)

- Mars (Radeons 8500M): Segmento de baixo custo, com chip baseado na arquitetura GCN. Possivelmente serão placas Radeon HD 7000 rebatizadas.
- Sun (Radeons 8600M/8700M): Segmento intermediÁrio de alta performance, com chip baseado na nova arquitetura GCN2.
- Neptune (Radeons 8800M): Segmento intermediÁrio de alta performance, com chip baseado na nova arquitetura GCN2.
- Venus (Radeons 8900M): Segmento de alta performance, com chip baseado na nova arquitetura GCN2.

Os rumores sugerem que a AMD possa fazer o lançamento dos primeiros chips da nova geração ainda no primeiro semestre de 2013.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.