Índice do Artigo

Notícias

Sony cria e registra patente de tecnologia que bloqueia jogos usados

A Sony do Japão registrou hoje, dia 3 de Janeiro, uma patente de uma tecnologia nova que bloqueia todos os jogos que jÁ foram usados por alguma conta ou console diferente. Ou seja, bloqueia todos os jogos usados, o que acabaria com a venda desse tipo de jogo e também com a possibilidade de se emprestar aos amigos ou até mesmo a troca por outros títulos.

O texto do registro da Patente diz exatamente o seguinte:

A game playing system includes a use permission tag provided for use in a game disk for a user of a game, a disk drive, and a reproduction device for reproducing the game. The disk drive reads out a disk ID from the game disk. When the game is to be played, the reproduction device conveys the disk ID and a player ID to the use permission tag. The use permission tag stores the terms of use of the game and determines whether a combination of the disk ID and the player ID conveyed from the reproduction device fulfills the terms of use or not.”

A tecnologia registrada pela Sony do Japão consiste em um sistema que atribui uma espécie de tag à cada cópia de jogo. Através de uma anÁlise de informação, permite saber se os jogos jÁ foram utilizados em outros consoles ou associados a outra conta de usuÁrio. Para que a cópia de algum jogo funcione, a ID do jogo e a ID do usuÁrio terão que coincidir. E uma vez combinada, ela não poderÁ ser alterada.

De acordo com o site CVG, esta patente poderÁ ser uma tentativa da Sony de acabar de vez com a venda e troca de jogos usados, tanto por lojas quanto por usuÁrios. Mas ainda não se sabe se essa tecnologia serÁ usada jÁ no Playstation 3, PS Vita e PSP, ou se serÁ somente no Playstation 4

O fato é que com essa tecnologia implementada, o usuÁrio que comprar qualquer jogo para consoles da Sony terÁ que ficar com o jogo para sempre, sem a possibilidade de devolver (uma vez que jÁ tenha rodado), trocar, emprestar, alugar ou vender.

Uma notícia boa é que o CEO da Sony Computer Entertainment of America, Jack Tretton, afirmou ser contra a implementação deste tipo de tecnologia, mas a decisão final ficarÁ a cargo da Sony do Japão, que é a que controla tudo que seja referente a consoles da empresa.

Todos os detalhes da patente, incluindo explicações de como funciona, estão neste PDF.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções