Sony cria e registra patente de tecnologia que bloqueia jogos usados

A Sony do Japão registrou hoje, dia 3 de Janeiro, uma patente de uma tecnologia nova que bloqueia todos os jogos que jÁ foram usados por alguma conta ou console diferente. Ou seja, bloqueia todos os jogos usados, o que acabaria com a venda desse tipo de jogo e também com a possibilidade de se emprestar aos amigos ou até mesmo a troca por outros títulos.

O texto do registro da Patente diz exatamente o seguinte:

"A game playing system includes a use permission tag provided for use in a game disk for a user of a game, a disk drive, and a reproduction device for reproducing the game. The disk drive reads out a disk ID from the game disk. When the game is to be played, the reproduction device conveys the disk ID and a player ID to the use permission tag. The use permission tag stores the terms of use of the game and determines whether a combination of the disk ID and the player ID conveyed from the reproduction device fulfills the terms of use or not."

A tecnologia registrada pela Sony do Japão consiste em um sistema que atribui uma espécie de tag à cada cópia de jogo. Através de uma anÁlise de informação, permite saber se os jogos jÁ foram utilizados em outros consoles ou associados a outra conta de usuÁrio. Para que a cópia de algum jogo funcione, a ID do jogo e a ID do usuÁrio terão que coincidir. E uma vez combinada, ela não poderÁ ser alterada.

De acordo com o site CVG, esta patente poderÁ ser uma tentativa da Sony de acabar de vez com a venda e troca de jogos usados, tanto por lojas quanto por usuÁrios. Mas ainda não se sabe se essa tecnologia serÁ usada jÁ no Playstation 3, PS Vita e PSP, ou se serÁ somente no Playstation 4

- Continua após a publicidade -

O fato é que com essa tecnologia implementada, o usuÁrio que comprar qualquer jogo para consoles da Sony terÁ que ficar com o jogo para sempre, sem a possibilidade de devolver (uma vez que jÁ tenha rodado), trocar, emprestar, alugar ou vender.

Uma notícia boa é que o CEO da Sony Computer Entertainment of America, Jack Tretton, afirmou ser contra a implementação deste tipo de tecnologia, mas a decisão final ficarÁ a cargo da Sony do Japão, que é a que controla tudo que seja referente a consoles da empresa.

Todos os detalhes da patente, incluindo explicações de como funciona, estão neste PDF.


.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Paulo Losada

    João Paulo Losada

    Gamer por natureza, JP Losada, ou simplesmente DJLosada como é conhecido por toda a comunidade gamer, é um grande conhecedor de games em geral. Eventualmente analisa lançamentos e comenta sobre os sucessos e decepções relacionadas aos games que chegam ao mercado através do portal Adrenaline. Jé escreveu para revistas de games, artigos para produtoras, além de ter citações em seu nome em caixas de jogos de PC lançados no Brasil. Possui parceria com algumas produtoras, principalmente de corrida

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.