Índice do Artigo

Notícias

Canonical anuncia o lançamento do Ubuntu para smartphones

A Canonical anunciou hoje o lançamento do sistema Ubuntu para smartphones. O Ubuntu Phone OS traz diversos dos recursos presentes na versão desktop, como o sistema de buscas integrado e o menu de acesso rÁpido de aplicações à esquerda, além de novas interações na interface, com diferentes funções para os movimentos de swipe de todas as laterais da tela.


 

Com um design próximo do visto em sua versão de desktop, a versão do Ubuntu para smartphone traz entre seus destaques uma lock screen (chamada de welcome screen pela Canonical) que exibe através de uma arte as últimas notificações, além da ausência de botões físicos: todos os comandos são feitos através de gestos nas laterais da tela.

YouTube video

Segundo a Canonical, a empresa jÁ realizou contato com diversos fabricantes de chips ARM e com a Intel para otimizar o funcionamento do sistema em vÁrios aparelhos. O Ubuntu Phone OS terÁ suporte a aplicativos nativos e apps em HTML5, sendo que apesar de funcionais, os softwares desenvolvidos em HTML5 não terão uma série de capacidades disponíveis apenas para as aplicações nativas, como exibir uma notificação na barra superior.

O sistema de buscas seguirÁ o modelo presente em desktop, com o próprio SO definindo que ação o usuÁrio deseja ao usar o search. Procurando por “Tolkien”, os resultados irão trazer links de compra de livros do autor e horÁrios de sessões de cinema do filme “O Hobbit”. Dentro de um aplicativo de edição de imagens, a busca por “sépia” irÁ aplicar este filtro em uma fotografia.

Dentro das próximas semanas devem aparecer as primeiras imagens do sistema para aparelhos Google Nexus, e os  primeiros dispositivos com o sistema devem ser comercializados apenas em 2014. A plataforma Ubuntu é o sistema Linux mais popular do mundo, com 7,3 milhões de downloads nas primeiras 24 horas do lançamento da versão desktop mais recente.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções