Google removeu mais de 50 milhões de links piratas em 2012

O número de pedidos de remoção de links no Google devido a violações de copyright cresceu bastante ao longo de 2012. No período, o gigante removeu 51,4 milhões de links. Diariamente, o site tem que lidar com meio milhão de pedidos, número que só aumenta a cada semana.

Assim como outros sites, o Google enfrenta pressão de Hollywood e da indústria fonogrÁfica para tomar medidas mais restritivas contra a pirataria. A companhia age conforme o Digital Millennium Copyright Act (DMCA), lei americana que obriga mecanismos de busca a removerem links que violem copyright ao serem notificados por uma empresa. Em caso de desobediência, eles podem responder judicialmente pelo conteúdo.


Desde julho de 2011, o Google passou a publicar todos os pedidos de remoção em seu site de transparência. Na semana passada, a companhia recebeu denúncias de mais de 3,5 milhões de links, 15 vezes mais do que em janeiro de 2012.  Os resultados publicados são semanais. Somados ao longo do ano, chegam a mais de 51 milhões de links, conforme dados do TorrentFreak.

A empresa com o maior número de pedidos é o grupo musical RIAA, que solicitou a remoção de quase 8 milhões de links. A maioria das solicitações é contra o site FilesTube, que concentra 2,2 milhões de denúncias. Aparentemente, é um número grande, mas, no fundo, talvez não faça tanta diferença: trata-se de apenas menos de 1% de todas as pÁginas do site indexadas pelo Google.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.