Samsung anuncia a fabricação de seu primeiro chip FinFET de 14 nm

A Samsung estÁ a todo vapor em sua fabricação de chips e, após anunciar a abertura de uma nova fÁbrica em Austin, no Texas, divulgou que jÁ desenvolveu seu primeiro chip de teste na arquitetura de 14 nanômetros do tipo FinFET. Com esta nova tecnologia, a empresa espera um grande ganho em performance e em eficiência energética.

O FinFET é uma forma de transistor que utiliza mais de uma passagem de corrente, parte conhecida como gate. Assim como a nova arquitetura da Intel, o Tri-gate, o novo chip da Samsung utilizarÁ mais de um gate como forma de aumentar a eficiência do processador e continuar ganhando desempenho numa época em que miniaturizar mais o processo de fabricação estÁ cada vez mais difícil.

O desenvolvimento do chip envolveu a ARM e a Synopsis, e este anúcio jÁ dÁ indicativos que uma nova geração de processadores pode chegar no início do no que vem.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.