iPad vendido no Brasil tem os impostos mais altos do mundo

O novo iPad chegou ao Brasil a um preço superior ao praticado na época do lançamento do iPad 3. Não é novidade que qualquer geração do tablet é vendida por aqui a preços maiores que no exterior. Agora, a consultoria UHY prova: o iPad vendido por aqui tem os maiores impostos do mundo.

Conforme um estudo da firma
divulgado nesta semana, as taxas cobradas no Brasil correspondem a 42,2% do preço final do aparelho. Essa porcentagem equivale a aproximadamente três vezes a média mundial, de 14,8%.

AtrÁs do Brasil, em segundo lugar, estÁ a Índia, que tributa o iPad em 31,5%. Na terceira posição vem a Romênia, com 19,4%.

O estudo se baseia nos iPads fabricados fora do Brasil, taxados com imposto de importação, IPI, PIS, Cofins e ICMS. Os tablets com fabricação nacional podem se beneficiar da Lei do Bem, que desonera esses produtos de impostos, mas isso não fez com que a Apple reduzisse os preços por aqui.

O estudo ainda comparou o preço de 16 produtos em 22 países e mostra que o problema dos impostos no Brasil é ainda maior. Ao levar em conta não apenas o iPad, como todos os itens pesquisados, o país fica em segundo lugar no ranking dos países com as maiores taxas, com uma média de 28,7%. A média mundial das tributações é de 13,8%.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.