Pesquisa compara jogos violentos ao hábito de fumar

Uma nova pesquisa elaborada por cientistas da Universidade de Pierre-Mendès, na França, relacionou a prÁtica de jogar games violentos ao hÁbito de fumar. Segundo os resultados do estudo, a experiência com games mais violentos, da mesma forma como o cigarro, tem efeitos danosos cumulativos, que são percebidos apenas a longo prazo.


Jogar causa a mesma dependência agressiva do ato de fumar. Você concorda?

A pesquisa contou com a participação de 70 jovens que, divididos em dois grupos, jogaram cerca de vinte minutos por dia durante três dias de avaliação. O primeiro grupo jogou "Condemned 2", "Call of Duty: Modern Warfare" e "The Club". JÁ o segundo jogou "DiRT 2" e "Pure".

Métodos de avaliação 

Assim que todas as sessões terminaram, todos tiveram que um trecho de uma história e elaborar até 20 ações possíveis para o protagonista. Além disso, também tiveram que escolher um som de uma lista provisória, que seria enviado a um outro participante do estudo.

- Continua após a publicidade -

Os resultados obtidos pelos cientistas mostraram que os que jogaram games violentos criaram respostas mais agressivas às ações do protagonista, além de terem optado por ruídos mais altos e estridentes na hora de sugerir aos outros colegas. 

Dessa forma, Brad Bushman, pesquisador-chefe da instituição, considerou que existe uma tendência em usuÁrios de jogos violentos de perceberem o mundo como um lugar ainda mais hostil. E isso significa obter reações parecidas com o de fumantes, sendo que quanto mais uso, maior serÁ o efeito no usuÁrio.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.