Regulamentação intrusiva da internet não vai entrar em tratado mundial

Os líderes dos países que estão em reunião desde o dia 03 de dezembro, em Dubai, na conferência da União Internacional de Telecomunicações (UIT), chegaram ao compromisso de impedir que uma regulamentação governamental intrusiva da internet seja incorporada a um tratado mundial. O presidente do encontro distribuiu um anteprojeto que desconsidera as propostas de países como a Rússia e a China, que querem obter o direito de saber de onde vem todo o trÁfego da internet.


Conferência termina na próxima sexta-feira, dia 14

De acordo com a agência Reuters, a maior parte dos delegados da conferência foi receptiva ao anteprojeto, que surpreendeu muitos que se sentiam frustrados com os impasses que vinham causando demora nas negociações. O secretÁrio geral da UIT, Hamaoun Touré, disse que os governantes pareciam ansiosos para resolver suas diferenças.

Hoje, no encontro, estão acontecendo algumas discussões quanto à governança da internet. Um dos assuntos é sobre uma clÁusula que atribui aos países o direito de administrar "nomes, números, endereços e recursos de identificação de telecomunicações internacionais em seus territórios."

Durante a conferência, a maioria dos 150 países reunidos também se mostrou favorÁvel a estender o papel da UIT, uma agência da Organização das Nações Unidas, sobre a internet. JÁ os norte-americanos, grande parte dos europeus e alguns outros países desenvolvidos, querem limitar os poderes da UIT à fiscalização da telefonia internacional e outros meios de comunicação.

- Continua após a publicidade -

Na semana passada, a Google lançou uma petição para pedir aos líderes dos países que estão na conferência uma internet livre e aberta. A empresa também pede a inclusão de cidadãos comuns e empresas nas decisões relativas à rede.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.