Dorkbot e trojan SMS lideram ataques à segurança na América Latina em novembro

O laboratório da ESET América Latina acaba de divulgar um relatório com as principais ameaças à segurança da informação na região, durante o mês de novembro. Segundo os pesquisadores, o destaque no período foi a propagação do código malicioso Dorkbot e o primeiro trojan SMS que inscreve as vítimas em serviços de SMS (mensagens curtas de texto pelo celular) pagos.

No caso do Dorkbot, durante o mês de novembro, os pesquisadores da ESET identificaram uma nova campanha de propagação dessa ameaça por meio do e-mail. Na ação, os cibercriminosos enviam uma mensagem falsa, em nome de uma operadora de telefonia celular, informando que o usuÁrio ganhou um iPhone4. Na sequência, o e-mail solicita que o ganhador acesse um site para resgatar o prêmio. No entanto, quando ele entra no endereço online recebe a solicitação para baixar um teste de software que, na verdade, é um arquivo executÁvel que contém a ameaça.

Também durante novembro, o relatório da ESET aponta que outra importante ameaça à segurança na América Latina foi o Boxer, primeiro Trojan (Cavalo de Troia) SMS que afeta usuÁrios da região, com casos inclusive no Brasil. A ameaça se propaga por meio de aplicativos infectados para o sistema operacional Android. A partir do momento em que o app é baixado no smartphone, o código malicioso inscreve a vítima, automaticamente, em serviços pagos de SMS.

O Boxer jÁ afetou 63 países, entre os quais o Brasil e outros oito da América Latina: Argentina, Chile, Peru, PanamÁ, NicarÁgua, Honduras, Guatemala e México.

"Esse relatório serve como alerta para os usuÁrios. Os cibercriminosos utilizam técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as pessoas. Tanto o Dorkbot quanto o Boxer são exemplos dessa sofisticação", afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. "É importante que os internautas estejam atentos para evitar esse tipo de ataque. O que depende de uma postura adequada, somada ao uso de ferramentas de segurança", acrescenta.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.