John McAfee é preso na Guatemala e pede asilo ao governo local

A polícia da Guatemala prendeu ontem o norte-americano John McAfee, fundador do anti-vírus com seu sobrenome, que entrou ilegalmente no país para escapar das autoridades de Belize. Ele é procurado para ser interrogado sobre o assassinato de Gregory Faull, seu vizinho na cidade de Ambergris Caye. McAfee estava foragido hÁ três semanas e o Ministro do Interior da Guatemala, Mauricio López Bonilla, disse que irÁ tentar mandÁ-lo de volta para o seu país.


John McAfee após ser preso na Guatemala. Ele diz ser perseguido pelo governo de Belize. Foto: Jorge Dan Lopez/Reuters

O advogado do milionÁrio apresentou um pedido formal de asilo ao governo da Guatemala alegando que McAfee é um perseguido político em Belize por não dar dinheiro ao governo. Em entrevista ao EuroNews, o próprio fundador do anti-vírus disse que, além do assassinato, vem sendo acusado por possuir um laboratório de antibióticos não licenciado, contratar seguranças sem licença e de não ter a documentação adequada para a empresa.

O Ministro das Relações Exteriores guatemalteco, Harold Caballeros, declarou que o governo vai obter todas as informações necessÁrias para responder ao pedido de asilo. "Sabemos que Belize queria interrogÁ-lo pela morte de um vizinho, isso é o que eu entendo, mas na hÁ nenhuma acusação formal", disse o ministro.

UPDATE: O governo da Guatemala negou asilo ao americano John McAfee. "Nossa decisão é não autorizar o asilo que estÁ pedindo", declarou o presidente Otto Pérez Molina, sem explicar os motivos.

"Como cidadão americano, ele poderia ter entrado por uma fronteira sem necessidade de visto, mas fez isso ilegalmente e a Migração tem o direito de expulsÁ-lo", afirma o chanceler guatemalteco, Harold Caballeros. De acordo com informações da agência de notícias Efe, o milionÁrio serÁ entregue de volta à Belize, onde as autoridades querem interrogÁ-lo por suspeitas de envolvimento no assassinato de seu vizinho.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.