Exynos 5440: Futuro chip da Samsung terá 4 núcleos ARM Cortex-A15

O que era rumor, agora ganha status de real. Kukjin Kim, engenheiro sênior do time de divisão de soluções da Samsung deixou "escapulir" na pÁgina do Linux kernel Git, algumas informações sobre o aguardado Exynos 5440.

AliÁs, não é a primeira vez que o engenheiro "vaza" informações a respeito do chip. Em outubro, Kim mencionou o termo "SSDK5440" como sendo "um tipo de placa referência". Agora, o funcionÁrio revelou que o Exynos 5440 é baseado em uma solução quad core ARM Cortex-A15.

Rumores indicam que o tal super chip serÁ a grande estrela por trÁs do Galaxy S IV. Vale ressaltar, no entanto, que o Exynos 5250 – presente no Nexus 10 – é o primeiro chip baseado no Cortex-A15. Entretanto, enquanto que o 5250 é um dual core com freqüência de operação em 1.7Ghz integrado a uma GPU Mali T604 com 4 núcleos, especula-se que o 5440 terÁ 4 núcleos com clock na casa dos 2.0Ghz, além de possuir uma GPU Mali T658 com 8 núcleos.

Muitos especialistas e entusiastas se mostram céticos quanto a utilização de um chip tão poderoso em curto espaço de tempo em um smartphone. Na verdade, caso o rumor se confirme, a Samsung terÁ em mãos um aparelho a "anos-luz" da concorrência. É provÁvel, talvez, em um primeiro momento, a utilização do Exynos 5440 em tablets, ou eventualmente na linha Note.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.