NVIDIA escolhe a Universidade Federal de Goiás como Centro de Ensino na tecnologia CUDA

A Universidade Federal de GoiÁs (UFG) é a mais nova instituição de ensino a se tornar um CUDA Teaching Center, ou Centro de Ensino CUDA, cooperação entre estabelecimentos de ensino e a NVIDIA para o avanço de pesquisas na Área HPC (High-Performance Computing ou Computação de Alta Performance, em tradução livre). O CUDA  tecnologia desenvolvida pela NVIDIA que permite um aumento significativo no desempenho de aplicações de propósito geral usando a GPU (Unidade de Processamento GrÁfico) de forma simples e eficaz.

Entenda a plataforma CUDA

O programa de Centro de Ensino CUDA da NVIDIA visa incentivar e apoiar universidades na inclusão do ensino de processamento paralelo, usando a plataforma computacional e modelo de programação definidos pela arquitetura CUDA, no currículo dos cursos oferecidos pela universidade. Os benefícios do programa incluem a doação de GPUs NVIDIA habilitadas para uso em computadores da entidade, livros didÁticos, licenças de software, acesso a sessões de treinamentos técnicos online, além de descontos para compra de produtos adicionais.

A Universidade Federal de GoiÁs é a sétima instituição brasileira escolhida para Centro de Ensino CUDA, juntamente com as universidades UNIFESP, UFRJ, UFPE, UFABC, UFF e Anhembi Morumbi. Estas instituições de ensino integram uma rede internacional de Centros de Excelência que jÁ fazem parte do programa, tais como a University of California/Los Angeles (UCLA), Carnegie Mellon University, Brunel University (UK), entre outros.

- Continua após a publicidade -

"A NVIDIA trabalha constantemente para que cada vez mais professores e alunos brasileiros conheçam o impacto e os benefícios da utilização de GPUs com tecnologia CUDA para a realização de estudos científicos. É um grande mérito ter a UFG como Centro de Estudos em CUDA, pois essa é a forma que encontramos de dar todo o suporte necessÁrio aos alunos, professores e pesquisadores da região", destaca Arnaldo Tavares, gerente de desenvolvimento de negócios da NVIDIA para a América Latina.

O Instituto de InformÁtica (INF) da UFG jÁ vem oferecendo cursos de programação em CUDA desde 2010, quando foi oferecido um minicurso durante o CONPEEX (Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão), evento realizado anualmente na UFG. Uma nova edição deste minicurso aconteceu no segundo semestre de 2012 e contou com a participação de 80 pessoas, entre alunos, professores e profissionais de computação e Áreas correlatas. O INF também oferece anualmente uma disciplina de "Computação Paralela", no curso de Mestrado em Ciência da Computação, que tem como foco o desenvolvimento de aplicações usando CUDA.

A parceria do INF/UFG com a NVIDIA irÁ permitir uma maior exposição dos alunos dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software, à tecnologia CUDA e seus benefícios. No campo da pesquisa, essa parceria também deve impulsionar trabalhos de pós-graduação no INF e facilitar alianças com outras unidades da universidade nas mais diversas Áreas.

Em julho, a Universidade Federal Fluminense (UFF) se tornou o primeiro CUDA Center of Excellence (CCOE) da Amercia Latina, certificação diferenciada obtida por apenas 20 instituições de ensino superior em todo o mundo, entre elas as renomadas Universidades de Harvard e Cambridge.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.