Conheça os 200 sites de compras que você deve evitar

O Procon-SP divulgou hoje uma lista com mais de 200 lojas virtuais que devem ser evitadas pelos consumidores, devido às reclamações recebidas pelo órgão por causa de irregularidades nas vendas. A lista traz não apenas o endereço da loja, como o nome do responsÁvel com CPF ou CNPJ e a data de inclusão, além de informar quais sites ainda estão no ar.

Conforme o Procon-SP, as principais reclamações sobre as lojas não recomendadas são a não entrega dos produtos adquiridos e a falta de resposta das empresas para a solução do problema.

"Esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsÁvel pelo registro de domínios no Brasil, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor", diz o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, em nota.

O executivo ainda assegura de que os casos foram denunciados ao Departamento de Polícia e Proteção a Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil. "Mas o mais importante é que o consumidor consulte essa lista antes de fechar uma compra pela internet, para evitar o prejuízo", recomenda.

O Procon-SP ainda elaborou uma cartilha para orientar os consumidores do e-commerce, chamada  "Guia de Comércio Eletrônico". O documento recomenda que os clientes procurem no site das lojas alguma identificação, como razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email.

O órgão também sugere que o consumidor dê preferência a sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC). Também é importante instalar programa de antivírus e firewall no computador para evitar alguns tipos de fraude.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.