Haswell pode ser o último processador "upgradeável" da Intel

O PC Watch divulgou no final da semana passada uma notícia que ainda é matéria de muita controvérsia nos principais fóruns de discussão de hardware em todo o mundo.

De acordo com o website nipônico, o Haswell serÁ o último processador da Intel que permitirÁ o upgrade por parte dos usuÁrios (pelo menos as versões de baixo custo/intermediÁria). Com a chegada da geração seguinte (previsão para 2014), codinome Broadwell, a ficarÁ impossível a atualização de CPU no computador.


(Intel Broadwell de 14nm)

Ainda segundo o PC Watch, o motivo atende pela sigla de 3 letras BGA (ball grid array). Para quem não sabe, trata-se de um encapsulamento no processador onde este é soldado junto a placa mãe (algo semelhante ao que acontece atualmente com a linha Atom). Até então, as CPUs da Intel são construídos no encapsulamento LGA (land grid array), permitindo assim que o usuÁrio retira o processador atual por outro mais poderoso.

Comenta-se que a Intel irÁ comercializar vÁrios módulos multi-chips (MCM) Broadwell (contendo além da CPU em si, controladora de memória integrada, núcleo grÁfico e controladoras de entrada/saída Wildcat Point) em diversos envelopes de TDP (dissipação térmica mÁxima) para que as fabricantes de placas mães façam a "solda" e a comercialização.

Enquanto que a solução BGA MCM provou ser bem eficiente em dispositivos portÁteis (tablets, netbooks, ultrabooks e desktops all-in-one) pelo fato de permitir a construção de PCBs compactos, o mesmo não pode ser dito para o mundo dos desktops mais encorpados, uma vez que as fabricantes deverão ter estoques elevados com diferentes versões de placas mães, cada qual contendo vÁrios recursos, de forma a ser a melhor opção para o módulo BGA em questão. Além disso, fabricantes de menor porte poderão simplesmente fechar as portas, por não conseguir manter uma política de produção e armazenamento tão elevado. Em outras palavras, além de impedir o upgrade, o fato das fabricantes necessitarem de altos estoques poderÁ acarretar em elevação de preço para o consumidor.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.