Jolla apresenta Sailfish, sistema operacional para celulares baseado no antigo MeeGo

Lembra do MeeGo? Aquele sistema operacional que foi feito em parceria da Intel com a Nokia, jÁ foi considerado um dos maiores fails da tecnologia por um site muito influente...



Hoje esse sistema operacional foi reapresentado ao mundo com uma nova forma: o Sailfish OS. A Jolla - empresa finlandesa fundada por ex-funcionÁrios da Nokia - chamou a imprensa para a primeira demonstração de como a plataforma deve funcionar. O sistema não servirÁ apenas para smartphones, mas também para tablets, TVs inteligentes e outros aparelhos. 

Ao mesmo tempo em que a Jolla lançarÁ celulares próprios, o Sailfish estÁ sendo oferecido a outras fabricantes. Apostando no código aberto, os finlandeses querem que o projeto seja expandido de forma colaborativa com parceiros desenvolvedores e com o público. A SDK deve estar disponível em breve. 

Os principais focos do Sailfish, de acordo com a própria Jolla, são as características "multitarefa", personalização profunda e a "interação rÁpida e sem esforço", por mais que essas coisas pareçam um pouco incompatíveis. A empresa declarou que o sistema estarÁ disponível para "vÁrias tecnologias de chipset" e que a plataforma NovaThor, da ST-Ericsson, jÁ tem suporte para o Sailfish.

- Continua após a publicidade -

Você pode ver o vídeo de apresentação aqui embaixo:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Tulio Kruse de Morais

    Tulio Kruse de Morais

    Desmonstrando pouco talento para o esporte desde a primeira infância, encontrou consolo para o fracasso no Megaman do NES. Atualmente estuda Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina e procura avidamente por ferramentas digitais que melhorem seu desempenho na apuração.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.